Moreira da Silva e o Samba de Breque ...

Samba sincopado é aquele que faz uma parada brusca para uma intervenção declamatória do intérprete. São os breques estas frases apenas faladas que conferem graça e malandragem. Moreira da Silva foi o criador do samba-de-breque. A benção Kid Moringueira, o malandro mais sambista destas terras tupiniquins.

12 anos sem a voz do samba de breque, Antônio Moreira da Silva (Rio de Janeiro, 1 de abril de 1902 — Rio de Janeiro, 6 de junho de 2000). Filho mais velho de Bernardino de Sousa Paranhos, trombonista da Polícia Militar e de dona Pauladina de Assis Moreira.

Carioca da Tijuca, criado no Morro do Salgueiro, só iniciou os estudos aos nove anos, mas abandonou a escola aos onze anos, quando o pai faleceu. Foi empregado defábricas, tecelagens e chofer de praça e de ambulância.

Ouça a voz do samba de breque, clicando em: Moreira Da Silva-Subida do Morro:

http://www.youtube.com/watch?v=Q2hMLnGeDs8

No final da década de 1930, Moreira foi cantar o samba "Jogo Proibido", de Tancredo Silva, Davi Silva e Ribeiro da Cunha, no Cine-Teatro Meier.Durante a apresentação, o sambista inseriu versos improvisados nos intervalos, e a iniciativa fez sucesso.

Veja este vídeo histórico Moreira da Silva - Acertei no milhar

http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=fvwp&v=2eOpqjyjX6I

Vou te contar a história de um malandro astuto

Que subiu o morro

E arrumou confusão

Tudo porque bateram na sua nêga

E ele então, foi tirar satisfação Esse malandro fez muito samba Depois de cantar com outros bambas Wilson Batista, Macalé e Miguel Gustavo Cantou a ópera com Bezerra e Dicró “Cuidado, Moreira!” Mas nunca largou o linho branco E o chapéu panamá na cabeça brasileira Vou lhe dizer sem sugestão Qual é o nome desse figurão.

Ouça e cante junto com Chico Buarque e Moreira da Silva - Doze Anos - Ópera do Malandro:

http://www.youtube.com/watch?v=TePyvF4X7Nw

DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de termos e expressões da música. [S.l.]: Editora 34, 2003

youtube