Dia do Educador

PRESENTE QUE RECEBI DO EDITOR DO JORNAL FRANCO DA ROCHA NEWS, DO QUAL SOU COLUNISTA.

Obrigada , meu grande amigo Comendador José Carlos

FRANCO DA ROCHA NEWS, 27 DE MAIO DE 2012 - 01H03

Crônica para Regina

Há momentos em nossa vida, vez por outra, bate um sentimento profundo de amizade e amor ágape por uma pessoa, na qual você enxerga, qualidades impares, e que pessoalmente, cara a cara não conseguimos falar tudo o que pensamos desta pessoa.

É uma pessoa envolvente na sua forma de ser, de um carisma impar, que num repente, você fica platonicamente a admirar a sua desenvoltura, o seu circular no meio dos salões acadêmicos, a todos atenciosamente cumprimentando, alvo ela é de todos os olhares, haja vista a imponência imperial desta mineira que, se Dirceu Inconfidente fosse vivo, com certeza ele deixaria de compor um ode a Marília, para compor um Ode, à Regina Xavier, que do âmago do seu ser expande poesia que envolve todo o seu entorno.

Regina Xavier é um diamante lapidado do mais alto grau, e nos apresenta uma poesia digna de uma musicalização de um Vinicius de Moraes e ou Tom Jobim, dada a simetrização perfeita de seus versos, que surgem de sua inspiração intrínseca, embasada nos seus relacionamentos diários.

Regina Xavier, transforma a conversa com seu esposo em poesia. No olhar maternal de uma mãe leoa, olha para o filha, para a filha, para a nora, e o que ela vê, espontaneamente surge um verso. Ela poetisa, tudo que faz se transforma em poesia.

A varinha mágica de sua alma, sobre sua cabeça, faz jorrar poemas que embevece a quem os lê, numa leitura que se transforma em melodias dada a generosidade premente da autora.

Diz ela, de forma modesta, que sua poesia " é fruto apenas de inspiração, não possuindo nenhuma delas, traços de sua realidade pessoal."

Oh! Amada Poetisa Regina Xavier! È muita modéstia de sua parte e creio que todos hão de concordar comigo, que sua pessoa como um todo, exala poesia. Seu perfume natural é poesia que enleva as almas apaixonadas, versos concisos da realidade da vida a dois.

Sim, concordo com você!! Sua família é a essência que fustiga o âmago de seu ser, a faz poetar. Mas acontece que você não se apercebe que você é muito mais. Há particularidades em sua nobre pessoa que, você não percebe, pois a ação do Espírito Santo em sua vida, a faz fazer tanto bem à todos quantos a cercam. Só quem está fora de seu convívio pessoal, que enxerga a nobreza de ser de uma mulher poeta.

Você extrapola todo e qualquer conceito que possa definir a pessoa humana no servir ao seu próximo.

Fiquei pasmo. Te conheço virtualmente há tão pouco tempo, e fiquei um fã, um admirador de sua poesia que me prendeu nos detalhes. Sempre amei a poesia de Vinicius, e isso já se passa 50 anos. Na adolescência eu declamava Vinicius, o poeta branco do coração mais negro do Brasil.

Não me pergunte como poetisa, mas há similaridades na simetria de construção do texto, exato no que sua alma quer expandir e atingir o coração poeta de todos nós.

Você moça, escondida no interior, das Minas Gerais de Joaquim José da Silva Xavier, de Aleijadinho, de Milton Nascimento, De Dirceu e de sua Marília e de tantos outros renomes das Letras brasileiras possui um currículo invejável. 

Tu és uma poetisa, que navega nos mares das artes plásticas, samaritana educadora com pós graduação em língua portuguesa,

Por merecimento, te fizeram Delegada de Cultura pela Confederação Brasileira de Letras e Artes. Bela, você respira e é essência, perfume maior da poesia contemporânea brasileira, numa crise cultural incrível, onde "ai se eu te pego" é hit de milhões por todo o mundo.

Você querida poetisa, embora muitos não admitam, é uma reserva cultural da nobre arte de poetar, tanto que obteve recentemente, um reconhecimento impar, sendo nomeada Senadora para Minas Gerais pela FEBACLA.

Com sua poesia, alimenta a nossa alma, e tanto que és Chanceler das Artes, pela Nobre Academia de Letras e Artes de Boituva-SP.

O contágio salutar provocado por sua poesia, levou-a a receber a Medalha da Confederação Brasileira de Letras e artes, Diploma da CONBLA, Medalha Tiradentes, em 23 de Julho de 2011, do insigne Príncipe Fabricius VIII, Sacerdote de Deus Altíssimo, +Apóstolo Dom Alexander Maia, da Casa Imperial de Lagash no berço da história da Bíblia, no Crescente Fértil que conhecemos como Mesopotâmia.

Você Regina Xavier, poetisa de todos nós, é ainda prêmio Personalidade 2011, que recebeste em Taubaté, terra de Monteiro Lobato.

Enfim, você mesmo se define:

Definição

Sou menina,sou mulher,

Sou guerreira,sou star,

Sou mar e céu

Sou tudo e nada...

Sou a voz que grita

E o coração que cala

A música que te encanta

E a canção que te embala

Sou parte e sou todo

Alma e coração

Sou fruto proibido

que te busca na amplidão.

RegySt@r

O mais glorioso em ti, é com todo este cabedal de conhecimento e láureas, és acima de tudo, uma Educadora de Jovens de Adultos " o EJA. Regina. Permita-me no auge de meus 63 anos, sentar-me junto com seus pupilos, e começar a aprender a ler e escrever novamente, tendo você como minha mestra.

Feliz 28 DE MAIO DE 2012 -Dia do Educador

Comendador Jose Carlos Pereira

Franco da Rocha, 27 de Mio de 2012 " 00h59

  COMENDADOR JOSE CARLOS PEREIRA