"LOS QUIABITOS - I"

Valdemiro Mendonça.

Quando escrevia na "Grande Imprensa "GI". Na minha coluna de sexta feira eu iniciei uma brincadeira com nossa saudosa "Amale" que se foi antes do combinado e deixou meu coração muito triste e "Jaqueline" que apesar de não saber mais dela, acredito que esteja bem.

A brincadeira era para fazer as duas gostarem de quiabos que elas detestavam e eu dizia que quando elas viessem me visitar eu ia ser o cozinheiro e tratar delas a frango com quiabos e angu.

Já viu? "Alagoanos gostam é de farinha". A bricadeira foi para a coluna e rapidamente os leitores entraram na onda e foi um sucesso enquanto durou. Postei abaixo um dos textos que coloquei lá numa das minhas sexta feiras.

Coluna: "RIMAS$PROSAS" Trovador das Alterosas.

CAROS LEIRORES.

Tendo assistido as atitudes cruéis da tentativa de destruição dos nossos quiabitos e a insensata tentativa de denegrir a imagem de um legume tão rico em vitaminas, proteínas, cálcio, ferro e pasmem: Um alimento com capacidade para combater os radicais livres e retardar a velhice além de ser um afrodisíaco tão ou mais poderoso do que o Viagra, eu resolvi apelar para a ciência e colocar um fim a esta absurda tentativa das candidatas à miss boconas de alagoas de continuarem a vendeta.

Sim, pois não é mais do que isto o que está ocorrendo, vendeta, vingança, e infelizmente tenho que dizer a palavra até agora evitada por mim: Despeito! Elas estão devorando los quiabitos, pois descobriram que eles tornam as mulheres mais lindas e com medo da concorrência querem para si todo o quiabo do mundo.

Quando elas viram que as mulheres de todo o Brasil que comem los quiabitos, começaram a fazer frente à beleza da mulher alagoana, tremeram na base. Sabedoras de que los quiabos, é a fonte da juventude humana, queriam o segredo só para as alagoanas e por isto elas escorregaram na maionese, começaram a meter a ripa em los quiabitos, para tentar preservar a iguaria milagrosa só para elas... Coisa feia! Egoístas, não querem compartilhar.

Professor, doutor, pesquisador e apreciador de quiabos e renomado cientista PHD em legumes exóticos. Por favor, se apresente aos nossos leitores e faça sua dissertação; Sapiente e leguminástico guru. Amigos meu nome é Quiabônico quiabeira Quiabal e estou aqui apenas para falar algumas palavras que irão convencê-los do grande propósito do Criador quando em um momento de ternura, de carinho e amor pela sua maior criação, “a maravilhosa mulher e o feio homem” nos deu o remédio para todos os nossos males.

Quando percebeu que suas criações tão bem elaboradas estavam envelhecendo com muita rapidez. Fez nascer no continente africano, o fantástico legume milagroso que se espalhou pelo mundo chegando às Américas trazidas pelas mãos dos escravos que já sabiam que iriam enfrentar aqui; “Os maus tratos, o banzo e toda sorte de desventuras” e precisariam ter um lenitivo que os fizessem sobreviver às tristezas de serem alijados de suas terras e o quiabo era o mais perfeito antídoto contra os males espirituais como banzo, o calundu e até dor de corno. O criador ao fazer o quiabo, colocou nele uma babinha, esta babinha é linda, cristalina e pode ser chamada de cristais comestíveis e sua cor verde fugas é um atrativo a mais para as bocas famintas os devorarem.

Digo-lhes que seus detratores não têm razão para esculachar a obra prima dos legumes, pois são dotados de poderes especiais de cura, de renovação celular e de rejuvenescimento da pele. Usando sua baba no corpo todo, verá que em apenas um mês sua cútis ficará aveludada como um pêssego e você comendo quiabitos diariamente vai fazer muito menos força na hora de ir ao sanitário, pois a coisa escorrega bem melhor, tenho dito! Ei professor, puxa, eu paguei uma nota alta para o senhor vir aqui e só vai falar isto? Claro, o ensopado de quiabo está cheirando e comendo, dou um exemplo melhor do que falando. Está certo, falou a sabedoria!

Bem, meu povo! Que merda é esta de meu povo? Não sou candidato a nada, Bem companheiros, xiiiiiiiiiii, conhecem esta palavra, é política daquele lá. Muito bem, agora sabem que o quiabo só faz bem à saúde e a beleza, poderemos, portanto nos divertir na festa anual do los quiabitos, e comê-los à vontade, pois sabemos que quem come quiabos, demora mais a enfrentar a mulher da foice. E vamos à festa e viva los quiabitos.

Quiabitos Tum, Tum, Quiabitos Tum, Tum, Tom. Quiabito é muito bom.

Os versos de desfio feitos só por Valdemiro Mendonça... Não se pode culpar à outros noss mineirês.

"A (mardição) de los quiabitos" (Coloquial)

Miro

Amalê minha amiga querida

Quem sabe você me escuta,

E come logo este quiabinho

E acaba esta bendita disputa.

Amalê

Não como nem por dinheiro

Esta coisa tão cheia de baba.

Se me oferecer isto de novo

Eu vou ficar é muito braba.

Miro

Ha que é isto Amalê querida

Vai ficar aí marcando a toca?

Vem cá minha coisa lindinha,

Deixe-me colocar na sua boca.

Jaquelinê

Amalê assim ninguém trabalha

Esta rixa boba de noite e de dia,

Pare de ser tão chata irmãzinha

Vai, devora de vez esta babaria.

Miro

Babaria não, ô Jaquelinê querida

Este desprezo, assim eu até babo.

Eu falei da sua buchada de bode,

Então por que esfola meu quiabo?

Amalê

Ô maninha de que lado você está,

Gente, Paínho! Preciso me proteger

Ela diz que não gosta do tal quiabo,

Por que está me mandando comer?

Miro

Viu? Que foi que eu lhe disse Amalê?

Vai comer e ainda vai ser com palito,

Você já viu que até a nossa Jaquelinê,

Está a fim de comer o nosso quiabito.

Jaquelinê

Eu? Estás maluco ô trovador babaca?

Estás é funcionando na marcha lenta,

Tu pensas que um dia eu iria degustar

Aquela coisa verde de baba gosmenta?

Amalê

Húuuuuuuuuuuuuu minha irmãzinha,

Eu sabia que podia confiar na parceira

Bobalhão pensou que ia nos convencer,

Ficou aí na maior bobeira, ou é babeira?

Miro: Quinteto. Ultima estrofe, sexteto.

Ah é complô, é? Vou tascar a mardição,

Em dois mil quinhentos qui ocêis morrê,

No inferno dos quiabos qui ocêis passar,

Quiabitos vão correr atrás docêis a gritar

Coma eu ó Amalê, coma eu ô Jaquelinê.

E aí vocês vão correr daquele inferno,

Mas hão de serem muito perseguidas,

Vai ser aí que a porca vai torcer o rabo

E por terem recusado a comer quiabo

Sofrerão castigo das espinhelas caídas.

E vão de encontro ao céu no infinito

Mas não terão nenhuma escapatória,

Serão cercadas por quiabos bonitos

E hão de ver toda a beleza e a glória

Assim vão sumir na própria história,

Por terem desprezado los quiabitos.

E viva los quiabitos, Tum – Tum – Tum.

Trovador.

Trovador das Alterosas
Enviado por Trovador das Alterosas em 14/05/2012
Reeditado em 14/05/2012
Código do texto: T3667284
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.