O que guardei

Antes de escrever o texto, me fiz uma pergunta que nunca havia parado para fazer antes: o que significa a palavra MÃE. Recorrendo ao tão conhecido 'Aurélio', achei interessante os seguintes significados: Mulher que tem ou teve filho ou filhos; Mulher carinhosa; protetora; origem, causa, fonte; pessoa que chora facilmente.

E tendo agora estes, decidi ir um pouco mais além...

Percebi que para os órfãos, mãe é saudade. Para o sábio, uma virtude. Para o poeta, a poesia mais bela. Para as estéreis, um sonho. Para os religiosos, um Dom de Deus. Para os abortados, um réu. Para os abandonados, um buraco em sua história. Para os amigos, melhor a do outro.Para a avó, aquela que não sabe cuidar do seu neto. Para a mãe, aquela que gera 9 meses, sente dores e engorda, lava, passa, cozinha, atura desaforo, empresta dinheiro escondido do pai, lava e passa mais um pouco, enfim, mãe. E para nós, filhos, elas se resumiriam em uma única palavra: escrava!

Mas não uma escrava qualquer, daquelas que somente apanham em suas senzalas. É muito mais que isso... É aquela escrava que é chamada de 'ama de leite', que dá o seu alimente por alguém que no futuro pode nem se lembrar disso! Como aquela escrava que fica ao pé da cama esperando seu senhor dormir e pronta para acordar caso ele precise de alguma coisa durante a noite. Aquela que não só prepara o café da manhã como também ensina através de suas histórias a importância da vida e dos sonhos. Aquela que sem nada receber dedica lealdade e fidelidade ao seu senhor. Aquela que nas horas de doença perde noites e sono, nas de frio o cobertor, nas de dores perdem lágrimas, nas de morte perdem o chão. E nas horas em que precisam, nem sempre tem com quem contar.

Mas não fazemos por mal, esse jeito ingrato de ser filho veio junto com o tempo, junto com tudo o que aprendemos longe de ti. Somos e sempre seremos crianças em busca do pote de ouro e outros sonhos impossíveis... Para sempre seremos essa criança querendo colo e fazendo pirraça quando contrariados.

Mas quanto ao amor, nunca duvide! Mesmo longe estaremos perto, mesmo grossos seremos doces... O amor não muda, ele amadurece. E chega um momento na vida em que esse amor precisa transbordar para outras direções. Não lhe daremos menos por isso! Apenas, talvez, nos dediquemos a outros amores... Mas o amor que desde o ventre reservamos a ti, nunca diminuirá, nunca se apagará ou será diminuído ante aos outros.

O que é seu está guardado, mas não em qualquer lugar! Ele está no coração, e assim, sendo multiplicado.