Homenagem às mães
Minha homenagem e preces:
às mães trabalhadoras que suportam a dupla, tripla jornada e, mesmo assim, permanecem atentas e amorosas no cuidado com os(as) filhos(as);
às mães, que mesmo não tendo filhos, cuidam de outras pessoas como se fossem filhos;
às mães que cuidam dos filhos da exclusão do capitalismo;
às mães que, tendo tanto amor, adotaram os filhos de pessoas que por viverem em situação de risco e vulnerabilidade social, não tiveram a mesma oportunidade - condições materiais e emocionais - para criá-los; à vocês, mães do coração, o nosso agradecimento pelo amor doado a estes seres.
às mães que, por necessidade material, cometeram algum ato ilícito e, hoje, ao invés de estarem cuidando de seus filhos, estão encarceradas e seus filhos abandonados. Apesar da precariedade do sistema prisional, acreditamos que vocês podem cumprir suas penas e voltar para o convívio familiar. Que atire a primeira pedra, quem nunca errou.
às mães que estão nos leitos dos hospitais, quando na verdade gostariam de estar no seio das suas famílias. Que elas encontrem aprendizado na dor;
às mães que retornaram à morada Divina. Que seus/suas filhos/filhas ao invés de sofrerem com a dor da saudade, aqueçam os seus corações com o amor recebido durante o tempo em que tiveram a oportunidade de conviver com elas. Ao invés de conectar-se com a dor, sintonizem todas as boas lembranças: aquece o coração.
Mas, especialmente, gostaria de pedir uma prece, um pensamento e o envio de energia positiva, para algumas mães especiais:
àquelas que mesmo tendo perdido seus filhos para as drogas, para a marginalidade, permanecem firmes, lutando incansavelmente, para trazê-los para o caminho da cidadania. Estas mulheres são umas verdadeiras guerreiras, pois lutam contra a cobrança da sociedade, com os sentimento de culpa de terem fracassado na educação destes filhos.
Lutam para manterem-se firmes e cuidar dos outros filhos, na maioria das vezes sozinhas. Lamentavelmente, a maioria dos homens não consegue lidar com a dor, e fogem deixando sob a responsabilidade da mulher, o cuidado da família.
A estas guerreiras, que enfrentam todos os tipos de humilhação tão somente encontrar tratamento, para visitar, dar um conselho e/ou mesmo somente abraçar e beijar o filho querido, o nosso respeito pela força, pela coragem e pela maior demonstração de amor: amar o filho pródigo.
Que o Universo continue dando-lhes força e sabedoria para lidar com as adversidades e, consigam compreender que fizeram o que estava ao seu alcance do ponto de vista material e emocional. Portanto, que libertem-se do sentimento de culpa e continue firmes na sua trajetória de que seus filhos construam novos projetos de vida e possam traz\~-los de volta para o ninho.
A minha admiração e respeito profundo.