Carioca

Carioca

Um Baixinho que Virou Gigante, ele é 100% Carioca.

Todo Mito merece aplausos, toda estrela merece ganhar medalhas, troféus, todo ser humano cria a sua história e seu legado, Deus nos deixou o nosso espaco aqui no mundo, mas alguns nasceram em sintonia com o tempo, de acordo com a terra, redonda como uma Bola, essas pessoas eu chamo de Lenda!!!

Um Baixinho nascido na Vila da Penha em 1966, que com 4 anos não teve o mesmo ídolo que todo o povo brasileiro teve em 1970, todos se inspiravam em Pelé, Romário não sempre marrento e com personalidade forte, ele criava em si o seu próprio ídolo, sabia admitir o talento do Rei do futebol, estava entre os 70 milhões em acão em no tri do Brasil, mas queria ser reconhecido com sua autenticidade e seu talento, e isso viria a ocorrer.

De família pobre e humilde, ele encarou todos os preconceitos e batalhas, vindo da favela, ajudava o pai e a família a carregar roupa para lavar, nas horas vagas jogava futebol em um time mirim da rua, até que fora logo contratado por olheiros de um time da região metropolitana do rio, o Olaria, dali partiu para o Vasco da Gama, e logo conseguiu ajudar os seus pais quando se transferiu para o PSV da Holanda em 1988, um Homem que colocava metas e estabelecia mais que limites para seu corpo, como por exemplo prometer fazer mil gols a revista placar em 1987 (o que ocorreria 20 anos depois em 2007), não deixou o dinheiro subir a fama, logo foi reconhecido, e eleito o melhor do mundo, na Holanda Virou estátua, na Espanha foi contratado pelo poderoso Barcelona e conquistou tudo por onde passou, mais uma vez o melhor do mundo, só lhe faltava uma copa do mundo, sempre autêntico e falando na cara, o que lhe trazia muita confianca de quem o conhecia, também lhe causava problemas dentro de fora de campo, afinal nem sempre se pode dizer tudo que pensamos, isso o fez ficar fora de algumas convocacões para as eliminatórias de 94, Logo conquistaria pela selecão depois de mais de 40 anos o título de Campeão da Ámerica em 1989, mas antes ele em uma reportagem ao Fantástico da Rede Globo, com os punhos fechados bateu em sua perna e disse "Eu ainda serei o melhor do mundo e ainda conquistarei uma copa do mundo para o Brasil", para muitos um moleque amostrado querendo ganhar espaco na mídia e aparecer, para mim aquilo demonstrava que basta você querer e acreditar, mostrar que é capaz e não desistir, Romário se referia a copa de 1990, machucado não pode ajudar muito, porém viria mais forte ainda, como um Cavaleiro e sua tropa na Guerra mais explosiva, classificou de forma gloriosa o Brasil contra o Fantasma Uruguaio em 1993, e Junto com outros 22 Guerreiros conquistou o tetra, o título de Campeão Mundial para o Brasil, Um Baixinho vira gigante e com gols e lances decisivos chegou a levitar como um passe de danca, e o título que não ocorria há 24 anos, desde a época de Pelé, ah... lembram do garotinho assistindo Pelé ? ele soube valorizar, não o colocou como ídolo, mas soube se inspirar em cada um e criar seu estilo próprio de jogar e de personalidade.

Mas esse baixinho era marrento, ele não parou por ai, ele queria mais, e continuou a colocar objetivos, queria ganhar um campeonato Nacional, um Campeonato pelo seu país, um torneio sulamericano de clubes e uma olimpíada pela selecão, eram mais 3 objetivos, largou todo o dinheiro e glamour dos campos europeus, e surpreendentemente voltou ao Brasil, voltou a sua terra natal, ao RIo para Jogar No flamengo, mais alguns títulos, mais algumas confusões, e muitos, muitos lances de genialidade e agradecimento da torcida Rubro Negra, a Olimpíada continuava sendo um sonho, ele havia sido prata em 89, voltou ao Vasco em 2000 para realizar essas 3 metas, e o novo milênio se iniciava com o Gigante de volta em grande estilo, dessa vez não só com gols bonitos, mas com recorde de gols em um mesmo ano, Título Brasileiro e uma das maiores viradas na história do futebol, 4-3 sobre o Palmeiras na final da Mercosul, com 3 gols seus, com direito ao último nos acréscimos, Romário é Romário, no vestiário dessa partida alguns jogadores sugeriram o Vasco entrar com o time reserva na próxima partida, mas Romário Não permitiu, mostrou que se tentarmos podemos ultrapassar obstáculos, Berrou no vestiário e disse "P. Q . P. Vamos Jogar, agora que estamos ganhando, vamos ganhar o Brasileiro", título e artilharia, mesmo assim foi ignorado nas convocacões da Olimpiada, não pode realizar este sonho, na selecão seu papel havia sido cumprido, título Mundial, das Américas, Das Confederacões, e Prata na Olimpiada, Foi para O Fluminense onde retransformou o tricolor que vivia sua pior crise da história, apesar de não obter titulos, colocou de volta o Flu no cenário Mundial, dali em diante o Fluminense se reergueu.

Ia Chegando a hora de parar, uma voltinha no Qatar, para arrecadar um dinheirinho (Que lhe serviu para ajudar no Tratamento da "Princesinha" como ele Chama Ivy, sua filha portadora de Síndrome de Down) a Despedia na Selecão com Estilo e gol, e o tempo parecia não conseguir marcar Romário, queriam cravar sua chuteira no chão, ele sempre marrento dizia "Ninguém Vai me Parar, Eu vou parar quando eu achar que nào dá para jogar mais", Foi quando ele ganhou do Fluminense a camisa pelo gol 900, dali em diante um novo sonho "Mil Gols", Voltou ao Vasco, e deu uma passada Em Miami, Artilheiro da Liga Local, retornou ao Vasco, e conseguiu mais um feito, o artilheiro mais velho de Um Brasileirão, 39 anos, faltavam poucos gols para o Mil, parte da mídia jogava contra e parte da mídia o seguia, mostrava quem era o Rei, e deixava para trás o príncipe e o Bobo, fez o gol 999 contra o Flamengo em 2007 aos 41 anos, e após muito sufoco enfim chegou ao triunfo, com o milésimo gol sobre o Sport No Rio De Janeiro. Aquele "Moleque" Marrento, continuava a fazer história, se aposentou, virou treinador, desaposentou para homenagear o pai que falecera um ano após o milésimo e jogou 1 partida festiva pelo time do seu Pai o América, virou Deputado, se enroscou com as mulheres, mas sempre deu exemplo de caráter dentro e fora de campo, nunca se envolveu com Drogas e bebidas, nem nunca deu trabalho aos juízes, quase nunca era expulso, os próprios árbitros falavam que Com Romário em campo sempre havia um diálogo, claro, era explosivo, cobrava dos outros, tinha suas regalias, sempre acertadas com os Chefões, desde que cumpridas suas tarefas dentro de Campo, e como Cruyf Definiu "O Gênio da Grande Ärea", eu hoje posso defini-lo "Um Gênio Autêntico, dentro e fora dos campos".

Parabéns Romário, nós humanos, não precisamos esperar pessoas queridas partirem para homenagear, nunca é cedo demais para fazer uma homenagem, e claro, em vida é mais gostoso, e esse baixinho que sempre virava gigante e encarou preconceitos, mostrou que realmente tamanho Não é documento!!

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 08/05/2012
Reeditado em 09/05/2012
Código do texto: T3657439
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.