3 MÃES

 

Mês de maio, mês das noivas, mês das mães, mês de Maria. Coincidência ou não, maio começa com m de Maria que é o M da Mãe do Filho de Deus, feito homem. Mãe começa com M de Maria ou Maria começa com M de mãe? Independente da pergunta quero prestar aqui minha homenagem a todas as mães naturais ou de coração, na figura de duas mulheres que souberam como muitas outras o significado desta palavra, MÃE. Uma chamada Conceição que tinha como meta maior amar os filhos que Deus lhe deu. Outra, carinhosamente chamada de "Bastinha" tinha como meta maior amar os filhos que a vida lhe deu. As duas souberam amar seus filhos com a mesma intensidade. As duas cumpriram com a sua missão divinamente. A Elas (Elas com E maiúsculo mesmo, Elas merecem) meu agradecimento por me fazer a pessoa que sou. A Elas minha gratidão por hoje, quando há tanto ódio no mundo, eu poder falar do amor pleno de duas pessoas tão diferentes e tão iguais. A Elas o meu agradecimento por me ensinarem a não ter cor e sim alma. Uma com seu amor me deu a vida, me levou pela mão quando eu ainda não sabia andar, me deu seu leite, me cuidou, me ajudou a viver quando todos pensavam que eu não conseguiria. Velou meu sono, preocupada em fazer com os remédios fossem tomados na hora certa não dormiu até que eu voltasse a vida. Essa Deus levou logo, pois precisava dela para outras missões. No entanto, e quem sabe, por interseção dela, Deus me deu outra mãe que diferente na cor da pele da primeira era igual no amor. Ensinou-me as leis da vida. Algumas eu aprendi, outras confesso, não consegui. Ensinou-me com seu carinho e o seu orgulho em ser mãe de filhos que não eram seus por concepção, que a diferença não tem nenhuma importância quando se ama. Que ser negro ou branco só tem importância quando o amor não existe. Que você pode amar o seu diferente sim. Que todos não somos iguais na cor, no andar, no comer, no falar, na maneira de ver os fatos, de entender a vida e em muitas outras nuances, mas que mesmo assim podemos ser iguais no amor.
A estas duas mulheres ou anjos não sei, que Deus me deu o meu agradecimento. A uma por ter me dado a vida e a outra por ter me ensinado a viver. A uma por amar os filhos que concebeu, a outra por amar os filhos que a vida lhe deu. As duas que Deus chamou e que passado tanto tempo muitos ainda choram por elas, o meu eterno agradecimento. Um dia encontrarei as duas e sei que vai ser lindo. Por isto, quando alguém diz que saudade é ruim, eu digo não. Saudade significa que você viveu com alguém que valeu a pena e eu abençoada pelo meus Deus. Vivi com duas mulheres, dois anjos e por isto mais uma vez digo OBRIGADA SENHOR. OBRIGADA MINHAS MÃES QUERIDAS: MARIA, CONCEIÇÃO E BASTINHA!

 

Arlete Araújo
Enviado por Arlete Araújo em 04/05/2012
Reeditado em 08/05/2022
Código do texto: T3649886
Classificação de conteúdo: seguro