ANIVERSÁRIO DA MAKA
Aniversário da minha amiga Macária Santos Anderade.
Um ano de verdadeira aula de amor a vida, um ano inteiro de um aprendizado rico em carinho, amor, demonstração de fé nas pessoas, de fé em Deus, sobretudo de doação aos amigos e as pessoas de bem.
Estou falando de você professora Maka! A mulher de verdade, a mãe comum, comum por ser como toda mãe, extremosa e carinhosa com a família bem criada, amada e feliz.
E claro, como cidadã da Brasil, ilustre filha baiana que leva o nome do seu estado a todos os brasileiros que, quando a conhecem passam a se considerar também um pouquinho baiano, pois assim se aproxima mais desta tão valorosa escritora, poetisa, acadêmica e com orgulho máximo ser a “Professora Honores Causa da Bahia”
Para este seu amigo mineiro e pelos amigos conquistados no seu estado, “também nos achando um pouquinho baianos” você se tornou não só uma professora, mas uma amiga e muito estimada.
No primeiro aniversário, que nos tornamos amigos, fiz um desenho bem simples para você e senti que você se emocionou, não pela homenagem simples, mas por estarmos sedimentando uma amizade, construída com respeito, carinho e admiração mesmo sendo apenas iniciadas como caracteres eletrônicos nesta nova modalidade de escrever cartas, e que aos poucos fomos usando para nos conhecermos e ainda faltando dar o abraço que irá coroar esta confiança, sabemos que é uma amizade forte e para sempre... Enquanto tivermos vida.
Feliz aniversário Maka. Que as bênçãos do Deus único faça que no próximo ano estejamos juntos de novo e com o mesmo carinho de quando nos conhecemos.
Viver
Valdemiro Mendonça
Uma moça que faz setenta e oito anos
Ensina não ter medo de viver também.
O segredo no viver muito dos humanos
Nunca deixar na vida de fazer planos,
Para se viver no próximo ano que vem.
É ter a argúcia a garra e a matreirice
Para afastar o mau humor até a coice.
Fingir de sonso sem entrar na mesmice
Usar de todas as artimanhas e peraltice
Para ir engambelando a mulher da foice.
Há de ser assim que vamos ter Makinha
Vivendo cem anos mais que o Matusalém.
Eu como amigo presente desta menininha
Na festa de aniversário faço uma visitinha
E vou aumentando a minha vida também.
Trovador