Tudo começou logo cedinho. Dormir, chorar, comer e encher a paciência, talvez, eram coisas que eu sabia fazer sem pestanejar. Então, num certo instante, ela veio devagarzinho e sem pedir licença, apoderou-se do meu corpo. Tirou-me até a capacidade de praticar atos trazidos de berço. Por mais que insistisse em evitá-la, mais ela permanecia na minha vida decidida a ficar permanentemente, com unhas e dentes. Houve momentos em que me ocorreu de forma transiente, ou seja, chegava e partia em duas ou três semanas até transformar-se em algo intermitente, ocorrendo-me de tempos em tempos. Por último, chegou de mala e cuia, levando-me a crer que não haveria um outro jeito, a não ser o de aceitá-la definitivamente..
   Fui vítima de censura, logo cedo, por tê-la comigo. Cresci com ela, participei de minha adolescência total na sua companhia. Na fase adulta eu e ela, consagramos cada vez mais o nosso casamento. Tornou-se decididamente minha companheira inseparável. Aos 30 anos de relacionamento comemoramos nossas bodas de prata. Foi um festaço. Passei duas noites acordado. Fui ao médico, ao centro espírita, cheguei a tomar medicamentos, chás diversos por conta dela. O assédio era constante, principalmente, à noite. Hoje, às vésperas de nossas bodas de ouro, resolvi fazer-lhe uma homenagem escrita, por ter-me acompanhado durante todo os recantos e acontecimentos de minha vida :

        Sei que a maior parte de nossa trajetória foi descrita em linhas tortuosas e momentos de resistência e aflição. Convivemos juntos durante todo esse período e você nunca me abandonou definitivamente. Entre a calma e o estresse ficávamos sempre no limiar da espreita observando a vida passar e sob olhares de admiração, vimos paisagens bonitas, alegria nos campos, o sol a despontar, a vida renascendo a cada amanhecer !  És definitivamente um exemplo de eterna amizade.  Ias e voltavas ao meu corpo, como as ondas do mar espalhando-se nas praias. Tenho um exemplo de parceria por osmose que não estima o respeito pelo direito específico de cada. Age através do método das tentativas tão bem explicitado através do pensamento do Luíz Vaz de Camões " Água mole em pedra dura tanto bate até que fura ".   Hoje, ambos adultos, e resolutos em abraçar essa vida em comum, aproveitei-me de tua presença, para reverenciar a nossa relação e descobrir, lá no fundo da matriz do pensamento, tudo aquilo que eu já deveria ter escrito para o conforto e progresso da alma. Obrigado insônia !

 
Paullo Carneiro
Enviado por Paullo Carneiro em 23/04/2012
Reeditado em 05/05/2016
Código do texto: T3628349
Classificação de conteúdo: seguro