MPB-A VOZ DA POESIA

HOJE, É ASSIM QUE VOU COMEÇAR: CANTANDO...

"Um dia, vivi a ilusão de que ser homem bastaria

Que o mundo masculino tudo me daria,

Do que eu quisesse ter.

Que nada, minha porção mulher que até então se resguardara

É a porção melhor que trago em mim agora

É o que me faz viver!

Quem dera pudesse todo homem compreender, ó mãe, quem dera

Ser o verão no apogeu da primavera

só por ela ser...

Quem sabe, o super-homem venha nos restituir a glória

Mudando como um Deus o curso da história

Por causa da mulher..."

Super-Homem, a Canção

Gilberto Gil

Há dias, ouvindo este poema veiculado por notas musicais, parei para chorar.

Pensei:"Nesta correria do dia a dia, talvez as pessoas não tenham tempo de ouvir as mensagens , e entender os recados".

Mas a Música Popular Brasileira, não desiste.

Incansavelmente transborda a poesia pelas nossas horas, a enaltecer e cantar a vida, levando a sua voz aos quatro cantos do mundo.

Sirvo-me deste indescritível poema do Gil,que considero um escrito metafísico, para realizar o meu intento: Um tributo à MPB...berço da nossa poesia, um verdadeiro patrimônio da humanidade.

Mas,alguém poderia dizer...e os outros?

É verdade.Volto ao tempo, ao tempo do tropicalismo, da Bossa Nova, enfim, aos quase remotos movimentos de "ouro" da nossa música, e vejo que me perco nos demais nomes!

Quantos poetas maravilhosos!Que orgulho desta arte chamada MPB, ter o seu berço no nosso País!

Nossa poesia autócne, fala todas as línguas.

Quando saímos do Brasil, tenho percebido que ela, a MPB, é a nossa marca registrada, a nossa verdadeira identidade.

É um passaporte com visto para o mundo!

*"Ah, se todos (as) fossem iguas a você"...*(Tom Jobim)

E ontem, coincidentemente com este meu desejo, lá estava ele, o MESTRE DOS MESTRES, o "homem passarinho", sendo homenageado...

E minha filha,de dezenove anos, de repente desabafou:

-Mãe, sinto uma "coisa diferente", quando ouço o Tom, diferente de tudo, mãe! Por que?

Fiquei feliz.Resposta tão fácil...e tão difícil!

Então,pensei para responder...acho que quase para doutrinar.Qual um momento de oração...

-Por que? Porque é a língua da pura arte,qual a língua dos anjos, que fala com os todos os corações!

Percebo que, embora vários estilos e gêneros musicais tenham emergido recentemente, a BOSSA NOVA que nos presenteou com o SAMBA-CANÇÃO é única em ter alma própria.

E como toda alma...tem imortalidade.

E esta, carrega no nome o NOVO, a única juventude que nunca envelhece.

Temos uma recente e bela geração de poetas, compositores e cantores! Gente de vanguarda!

Mas, ao se pesquisar suas origens, a origem da qualidade, constatamos ser única!-vemos que a gênese está lá...arraigada no que de melhor se fez em poesia, e em música.

*"Você é linda, mais que demais..." *Caetano Veloso

É, e sempre será! Se é nossa, é referência em beleza.

* Eu sei que vou te amar, por toda a minha vida, eu vou te amar..." *Vinícius de Morais"

Nós é que sempre vamos vos amar!

Seria impossível citar a todos aqueles que fazem parte do Universo plural da MPB.

Mas aqui deixo minha garganta apertada de emoção, à geração de poetas imortais, à "PATRÍSTICA DA MPB" ,que desde muito cedo,ainda nos primórdios da minha infância, despertaram a poesia e a música, que também habitam dentro de mim.