Maestro Roberto Ondei - Jovem Talento Talhado Por Deus
Sábado à tarde, embora presente não participe do ensaio semanal do Coro Municipal – estava afônica.
Tive a oportunidade de ouvir os colegas, bem como assistir o trabalho de Maestro.
Roberto rege o Coro Municipal Cidade de Santo André e o Coral da Igreja Luterana dos quais participo, bem como o Coro Infantil do SESI de Santo André.
ao tempo que observava a segurança, a postura e a habilidade de Roberto para ensinar as técnicas extraindo o melhor de cada um, fiquei a pensar...
Deus escolhe os seus instrumentos...
Um dos maestros mais jovens com cursos de especialização na Itália e na França, e segundo a crítica, além de reger os grupos de canto, um grande expoente cotado para atuar nas maiores orquestras.
O profissionalismo impressiona.
Em 2011 o Coro Municipal conquistou o 1. Lugar em um encontro realizado na capital o que somou com o sucesso do primeiro CD do Coro Infantil do Sesi.
Dentre as apresentações consta participação do Grupo com o Maestro João Carlos Martins no Domingão do Faustão; vários festivais na grande ABC e Capital, Festival de Inverno de Paranapiacaba e apresentações regulares no Teatro Municipal de Santo André ( solo bem como com a Orquestra Sinfônica da mesma cidade).
Repertório desafiador: Beethoven, Brahms, Medelsshon, Hendell, Verdi, dentre outros nomes de destaque mundial.
No momento Gonzagão ( que este ano faria 100 anos) para a apresentação em data a ser definida, além dos clássicos, MPB, Adoniran, etc.
Um jovem maestro talhado por Deus para reger não só o canto, mais a alegria daqueles que habitualmente lotam as salas de apresentação seja qual for o grupo.
Simplicidade, bondade, equilíbrio, talento.
Talento emprestado pelo Criador para compartilhá-lo com as
Criaturas.
Este texto minha alma desenhou enquanto o Coro ensaiava
Mendellshon, Mulher Rendeira e outras tantas que Roberto
nos brinda através dos ensinamentos da arte de cantar.
O menino que iniciou a carreira musical como flautista, que enfrentou todas as barreiras para se dedicar à Regência, faz história no cenário nacional da regência por excelência, e, em breve, muito breve, no mundial - porque Deus assim o quer!
Obrigada Roberto!
Obrigada por você ser este jovem instrumento talhado nas mãos do Criador direcionado para humanizar esta selva de pedra com o canto harmônico, com a paz e a alegria!
Obrigada por me permitir fazer parte no naipe das Contraltos deste seleto grupo onde a simplicidade e a solidariedade aliadas à ética e ao respeito, ao profissionalismo e ao aprendizado constante torna-me um ser melhor!
Ana Stoppa.