PROF. MYLTON OTTONI DA SILVEIRA

Adilson Cezar presidente do IHGGS, Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba define o PROF. MYLTON OTTONI DA SILVEIRA:

Apresentar o Mylton, como carinhosamente é conhecido, à nossa comunidade, torna-se um trabalho de grande envergadura, pois embora residente em Itu, ele não apenas é sobejamente conhecido, mas é, destacamos, ponto de referência cultural da gente desta região.

Os ituanos, sempre muito prestimosos cuidam com entusiasmo das coisas da cultura, e por meio desta, a editora Ottoni, criou seu próprio marketing, pois dão apoio a todos os escritores da região, grandes e pequenos, iniciantes e consagrados.

Apoiando-se no desenvolvimento de novas tecnologias, consegue realizar tiragens de livros em quantidades e diferentes formatos, para atender a todos os gostos e principalmente a todos os bolsos, de forma que Ottoni, possibilita a materialização de sonhos de nossos intelectuais.

Tal é a monta das negociatas com essas características, que ultimamente toda a região vem desembocar na sempre fidelíssima Itu, como última fronteira à realização de suas aspirações.

Não bastasse essa característica fundamental é preciso invocar a personalidade do Mylton, figura notável pelo trato lanho, é a própria simplicidade, com sua palavra fácil, acessível, faz de todos amigos. Granjeia-os em primeiro contato. Envolvente e cativante, mas logo se descobre por trás desse singelo semblante uma pessoa de extrema cultura, capaz de dissertar durante horas sobre algumas de nossas mais caras tradições, lembrar ocorrências históricas significativas e indicar pontos essenciais a serem pesquisados.

Não exagero ao afirmar ser o Mylton entre todos nós um exímio bibliófilo.

Destaco estes detalhes, para que possamos todos compreender porque a Delegacia da Academia, faz questão de integrar o Mylton no rol de seus associados - pela sua potencialidade como investigador e divulgador de nossa História, e em especial a Militar, uma vez que para isso importa uma sensibilidade especial.

Para conhecermos mais sobre essa personalidade para todos nós muito cara, lembramos primeiro que ele é cabreuvense e não ituano, levado entretanto a essa condição por reconhecimento da Câmara dessa Cidade, mas muitos antes desse reconhecimento oficial, parte de seu coração já se perdia de amores pelo povo e pela cidade de Itu. Aliás essa é uma tendência do Mylton, deixar-se envolver, e como seu coração é grande sempre cabe mais um, assim logo depois foi a vez de nossa Sorocaba, também reconhecê-lo e a Câmara Municipal de Sorocaba, não deixa por menos e atribui-lhe o Título de Cidadão Sorocabano.

Mas na realidade, esse cidadão exemplar e querido de todos, viu à luz na cidade de Cabreúva, no dia 29 de julho de 1936, filho de seu Octávio Rodrigues da Silveira e de D.ª Marina Aranha Rodrigues.

Sua formação educacional, foi toda dirigida para o Ensino - primeiro diplomou-se no antigo sistema de Escolas Normais, obtendo o título de Professor Primário, e assim municiado arregaçou as mangas e foi trabalhar.

Durante muitos anos atendeu crianças, de 1ª. a 4ª. Séries do Grupo Escolar como era denominado - talvez como resquício dessa época guarde com ele a forma de conversar sempre claro, objetivo, didático.

Não se sentido realizado e percebendo-se capaz, continuou a estudar, fazendo o curso de Administração Escolar e logo depois a superior complementação Pedagógica.

Habilitava-se assim Mylton, para assumir a Direção de Escola, o que fez durante muitos anos e com sucesso. Mas responsável por família já constituída, pelo feliz consórcio matrimonial com a ituana, Sra. Maria Ignez Salvadori da Silveira, procurava encontrar meios para um futuro mais próspero.

A perspectiva do crescimento familiar com o futuro nascimento dos dois filhos do casal - Marcelo Ottoni da Silveira e depois Maurício Ottoni da Silveira, foram os elementos motivadores de sua ação empreendedora.

Há muito como professor, percebera a necessidade de material escolar adequado, e no trabalho executado para a sua produção com o mimeógrafo, montagens de apostilas e outros, foi percebendo as possibilidades desses consumidores.

Da constatação dessa realidade para o empreendimento editorial, foi apenas um salto, pois ambas acabam completando-se. O magistério não perdeu Mylton, ao contrário, é o Professor que assume o comando de um empreendimento que promove a cultura, permitindo a sua difusão.

Agora não é apenas a gente miúda que o procura, mas também os barbudos e outros, comprometidos todos com os mais diferentes projetos culturais.

A conseqüência é obvia, a empresa é vitoriosa o professor se faz empresário da cultura e beneficia toda a nossa região.

De sua lavra, fez publicar o trabalho: “1000 Questões”, apropriado para o Ensino Primário, e editado em 1976. Essa obra pode ser vista como a já referida transição entre o Professor e o Empresário. Mantém ainda o inédito livro em co-participação “O Brasil que vivi”.

A respeito da produtividade de sua editora, lembramos que nos últimos oito anos, dedicou-se à edição de livros, tendo publicado mais de 600 títulos, dando especial importância à reimpressão de algumas obras de autores consagrados, como: Aluísio de Almeida; Francisco Nardy Filho; Trajano C. F. Pupo; Cornélio Pires; Augusto Razek, entre outros.

Ainda durante esta caminhada notável, a presença do Mylton, e suas características foram notadas e chamado para servir passou a integrar o Rotary Clube de Itu, a Associação Comercial e Industrial de Itu, a Sociedade Coral “Vozes de Itu”, e mais tarde integraria o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, onde tomaria posse fazendo elegia ao seu Patrono: João Tibiriçá Piratininga - que foi Presidente da Convenção Republicana - 1873.

Destacamos neste contexto de associações a que pertence, o Rotary Clube de Itu, pelos objetivos dessa sociedade que é o da prestação de serviços, sendo que nesta ele foi por duas vezes seu Presidente, por duas vezes foi Governador Assistente do Distrito 4310 de Rotary Internacional, e Coordenador da Conferência Distrital do Distrito 4620 de Rotary internacional de 1987, em Águas de Lindóia tendo totalizado nessa ocasião uma participação de 800 pessoas.

Evidentemente sua disponibilidade o fez participante em inúmeras outras ocasiões de diferentes cargos e encargos, dos quais apenas para citar, mencionamos:

▪ Presidente por um mandato do Clube de Campo de Itu e Presidente de seu Conselho Deliberativo, por três mandatos;

▪ Vice-Presidente da Associação Comercial e Industrial de Itu por dois mandatos e Presidente de seu Conselho Deliberativo por dois mandatos;

▪ Secretário por dois anos sem remuneração do CODEI - Conselho de Desenvolvimento de Itu, e outros mais.

Diante de tanta dedicação, certamente não poderia tardar por parte dos grupos em que esteve envolvidos, algum sinal de reconhecimento, e eles logo se fizeram sentir, como já tivemos oportunidade de mencionar, às Câmaras Municipais de Itu e Sorocaba, logo o reconheceram como cidadão prestante, conferindo-lhe respectivamente os Títulos de Cidadania. O Rotary Internacional, entrega-lhe a Comenda Paull Harris; o então 2º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado - Regimento Deodoro, oferece-lhe a “Boina Preta”; a Marinha do Brasil o agracia com a Medalha Amigo da Marinha, passando a integrar a Sociedade Amigos da Marinha de Sorocaba; e o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba outorga-lhe a Medalha Cultural Aluísio de Almeida e o Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos, ambas oficializadas pelo Governo do Estado de São Paulo. Recebeu ainda a Medalha Cultural “Erotides de Campos”, outorgada pela Câmara Municipal de sua terra natal - Cabreúva.

Propositadamente deixamos para mencionar no final, uma circunstância curiosa, deste pacato cidadão, voltado principalmente à divulgação e estímulo à leitura. Quem imaginaria o Mylton, filiado à associação Brasileira de Caça e Tiro? Pois então acreditem, não somente é membro da Associação, como emérito caçador, daqueles que conhecem todos os tipos de pios para atrair aves e outros quiçás? Além de dispor de um colar contendo os diferentes apitos, é ainda detentor do invejável Título de Campeão Paulista e Brasileiro de Tiro, obtido em 1972.

Afora esse passatempo que se encontra já perdido nas brumas de outrora, importa para nós o homem de família, pai amoroso, empreendedor que hoje de braços abertos recebemos, para integrar nosso círculo de amizade e de prestação de serviços como mais um.

Para somar, seja pois bem-vindo Mylton Ottoni da Silveira.

O médico escritor Edgard Steffen o chamou de o semeador de livros em artigo publicado no jornal Cruzeiro do Sul.

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 24/01/2007
Código do texto: T357286