O Tesouro Guanabara
O TESOURO GUANABARA
HÁ ANOS ATRÁS, QUANDO O BAIRRO DA MARÉ AINDA ERA COBERTO POR ÁGUAS DA BAIA DA GUANABARA E OS ENCANTOS DE SUAS BELAS ILHAS ERAM REPOUSO DE AVES VIAJANTES, UMA SENHORA, EM UM DE SEUS PASSEIOS DENTRO DE UM PEQUENO BARCO, PREPARA-SE PARA ENTRAR NA MEMÓRIA DE CADA UM QUE OUSA MERGULHAR NAS PROFUNDAS ÁGUAS DA VIDA, ONDE ELA, NAQUELE INSTANTE DE ENTREGA, GUARDARA UM TESOURO.UM TESOURO QUE É DE TODOS E, AO MESMO TEMPO, NÃO É DE NINGUÉM.
É NESSE PASSEIO ENCANTADOR, EM QUE AS MADEIRAS DESGASTADAS DO PEQUENO BARCO NAVEGAM SOBRE ÁGUAS
DE FUTURAS VIDAS, QUE DONA OROSINA LANÇA, EM VÁRIAS DIREÇÕES, SEMENTES TIRADAS DO HUMILDE BOLSO DO SEU VESTIDO.ESTA AÇÃO PODE SER VISTA COMO A ESPERANÇA DE VIDA QUE GERMINOU EM SEU CORAÇÃO E QUE, NAQUELE MOMENTO SUBLIME, ELA LANÇA ÁS ÁGUAS COM UM PEDIDO MUITO ESPECIAL, QUE SÓ ELA SABIA E O LEVOU CONSIGO.A SORTE FOI LANÇADA, A HISTÓRIA INICIA-SE E A MEMÓRIA PEDE QUE A GUARDE.
SUA CASA FOI ERGUIDA NO ALTO DO MORRO,COMO UMA GUARDIÃ DAS ÁGUAS,QUE ESPERAVA TRANQUILAMENTE
O BROTAR DE ALGUMA SEMENTE. VIGIAVA COM OLHAR FORTE O SEU TERRITÓRIO, DELIMITADO POR MADEIRAS QUE FLUTUAVAM AO PÉ DO MORRO.ISSO SIM É AMOR Á PRIMEIRA VISTA! PURO, SEM PRECONCEITO, COM UM POUCO DE CIÚMES TALVEZ, POIS O MEDO DA PERDA FAZ PARTE DE QUALQUER RELACIONAMENTO SINCERO. AI DAQUELE QUE TENTAR ENFRENTÁ-LA! DAS ÁGUAS GUANABARAS, SURGIU UMA GUERREIRA.
ANOS MAIS TARDE, A GUERREIRA DONA OROSINA, VÊ SUAS SEMENTES GERMINAREM. NO PONTO MAIS ALTO DO MORRO, AGORA, JÁ NÃO VIVE APENAS ELA, OUTRAS PESSOAS, OUTRAS HISTÓRIAS, FAZEM MORADA E ALI PLANTAM, CADA UM, A SUA MEMÓRIA.COM O CRESCIMENTO CONTÍNUO DE CASAS, COMEÇA UMA NOVA LUTA:A DA RESISTÊNCIA.E A FORTE SENHORA, SAI DE SEU PEQUENINO E SIMPLES CASTELO, DISPOSTA A LUTAR CONTRA TODOS, EM TROCA DO SEU CHÃO, DO SEU SOSSEGO .
DO ALTO DE SEU SIMPLES CASTELO, A GUERREIRA ACOMPANHA SUAS SEMENTES GERMINAREM EM LOCAIS DIFERENTES. AS MORADAS PARECIAM FLUTUAR SOBRE AS ÁGUAS ONDE, UM DIA, DONA OROSINA LANÇOU AS SEMENTES DA VIDA. A VELHA SENHORA ENTENDE QUE É CHEGADA A HORA DE SE DESPEDIR DAS ÁGUAS QUE, UM DIA, A SUA BELEZA A ENCANTOU.A VIDA SURGIU! SUA MISSÃO FOI REALIZADA COM SUCESSO! DAS INÚMERAS SEMENTES, APENAS DEZESSEIS FLORECERAM:MORRO DO TIMBAU,BAIXA DO SAPATEIRO,NOVA HOLANDA, RUBENS VAZ,PARQUE MARÉ,VILA DO JOÃO,VILA DO PINHEIRO,PARQUE NOVA MARÉ,BENTO RIBEIRO DANTAS, PARQUE UNIÃO,MARCILIO DIAS,CONJUNTO ESPERANÇA,SALSA E MERENGUE,PRAIA DE RAMOS,ROQUETE PINTO E CONJUNTO PINHEIROS.
SÃO ESTAS COMUNIDADES E AS QUE SURGEM, SIGILOSAMENTE, QUE FORMAM HOJE O GRANDE TESOURO QUE NASCEU DAS PROFUNDAS ÁGUAS, ONDE OS HABITANTES TIVERAM QUE FAZER PRÓPRIO SEU CHÃO PARA DESCOBRI-LO. ESTA É A MARÉ:UMA JÓIA RARA QUE DONA OROSINA VIEIRA PLANTOU NO FUNDO DA GUANABARA.
JOÃO BATISTA HENRIQUE(JB Henrique)