A Perda de Um Sábio.

Nesta 6a.feira perdemos mais uma cabeca-pensante deste país. Faleceu o Professor Emérito Aziz Nacib Ab*Saber.Foi presidente da SBPC-Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência,professor de Geografia da USP,com reconhecimento nacional e internacional.Nasceu simples,filho de um imigrante/mascate libanês e uma caipira,da roca mesmo,lá ds serras do Vale do Paraíba/SP,São Luiz do Paraitinga.Conterrâneo do grande médico sanitarista Oswaldo Cruz,que livrou o Rio de Janeiro da Febre Amarela. Ab*Saber lutou em defesa da Natureza,contra a transposicão do Rio S.Francisco e contra as barragens no Rio Ribeira do Iguape,região sul de SP,além de outros trabalhos ligados à defesa do Meio-Ambiente.Segundo ele,a transposicão do S.Francisco só atende interesses de fazendeiros ricos,assim como a barragem do Ribeira do Iguape,só atende interesses de uma grande companhia nacional Tem vários trabalhos publicados,além de ter sido Consultor para Assuntos Ambientais. Era um caipirão travestido de Professor,pelos modos simples de falar e palestrar.Creio que tinha um pouco do Jeca Tatu,personagem do seu conterrâneo do Vale do Paraíba/SP Monteiro LObato,de Taubaté.Dizia que uma boa Educacão comecava pelo conhecimento regional,para depois se expandir. O Brasil perdeu uma grande Personalidade,um grande estudioso e Defensor da Natureza. Talvez,em algum lugar no Cosmo,esteja conversando com Dr.Zerbini,lá de Guaratinguetá,cidade próxima a sua terra natal,e ,porque não,brincando com as personagens de Monteiro Lobato e aprendendo um pouco sobre Sanitarismo com Dr.Oswaldo Cruz. Toda sua obra ,desde 1947,foi doada ao SBPC para que usufruissem dos conhecimentos por Ele adquiridos. Obrigado Profesor Aziz Nacib Ab*Saber pelo tanto que nos legou.Fique na paz!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 18/03/2012
Código do texto: T3560940