Araci,Ba:  Para uma professora nota dez: Maria Edna torres  silva.
 
 
Lembro-me ainda, com nitidez quando cheguei a Araci-ba. Ano de 1965 pela quarta vez,pois meu pai como funcionario do DNOCS já tinhamos morado anteriormente,pela primeira vez em POÇO GRANDE,as outras vezes moramos em Araci,pois ele como tratorista  participou ds construção do Acude de Poço Grande,quando voltamos pela quarta vez eu tinha que  prestar exame de Admissão ao ginásio. Era um exame feito quando terminávamos a 4:  série do antigo primário.
  Esse exame de admissão ao ginásio ,foi feito no colégio imaculada conceição. Antigamente, o curso primário tinha duração de cinco anos, para passar para o ginásio, todos tinham que fazer esse exame de conhecimentos gerais. Era um exame bastante temido, era preciso se submeter e passar para garantir uma vaga no Ginásio Municipal Oliveira Brito. Nascida em canudos, município do estado da Bahia, meu pai na época trabalhava na construção de barragens de obras contra as secas. Dnocs, em Cocorobó-Ba. De vez em quando tínhamos que nos mudar de um lugar para outro... A barragem de Cocorobó  tinha terminado o serviço ,e nesse exato ano nos mudamos para município de Araci Bahia  onde meu pai iria trabalhar na construção da barragem de Poço grande, distrito de Araci-Ba.Lembro-me ainda com nitidez o ano quando cheguei:Tinha terminado a 4:série, e para  passar para o ginásio teríamos que fazer um exame de conhecimentos gerias ...Só os capacitados naquela época ingressaria no ginásio. Dia muito importante para mim. aquele dia.Levava na mão uma caneta bic, e me instalei na segunda carteira da terceira fila. Ansiosa para prestar esse exame,  fiquei esperando a minha prova para o teste. Quando de repente: entra na sala aquela senhora de estatura média, muito bonita, gentil, refinada e educada, fazendo uma inspeção na sala. Naquele momento: Foi de um silêncio geral... Quando levantei a minha vista ela estava vindo em direção a minha carteira. Lembro-me como se fosse hoje,comecei a ficar um pouco nervosa, como se estivesse com medo daquele momento.Mas quando ela de mim  aproximou-se, olhou-me e fitando a minha escrita,  disse-me:  Você tem uma letra muito bonita,letra de educadora, nunca mais o  esqueci.No nosso tempo nossos professores, era considerados como autoridades de respeitos e dignos,ensinavam tudo que o aluno gostaria de saber e aprender ... Vem de imediato a lembrança da nossoa turma no colégio municipal Oliveira Brito vou tentar remontar aqui as  peças de um tempo feliz  e fazer um enredo dessa nossa história ... As lembranças continuam intactas  na minha memória .Era como uma casa ordenada Vem as lembranças  das brincadeiras no pátio ,as meninas falando coisas que meninas falam, os meninos suados jogando bola com o nosso saudoso professor de educação física Antozildo torres Matos.Muitas vezes nos intervalos,para a merenda eu ficava inerte olhando as brincadeiras saudáveis dos colegas e ficava feliz com aquela algazarra.
Os jogos eram jogados com maestria. Relembro da tolerância e paciência da  nossa querida e saudosa professora Valdeci... Numa enorme timidez, sorria só de vez em quando. Dava um sorriso sereno, como se mergulhasse num passado longínquo. E as lembranças, e recordações refletem no fundo da minha alma num saudosismo intraduzível. Ainda hoje quando regresso no tempo me lembro dessas passagens tão boas. Tudo isso sobre a direção dessa ilustre professora Maria Edna torres Silva.
Ser professora para ela  era um desafio constante e incansável, tinha vontade, de inovação, motivaçã, na formação  da educação dos nossos jovens,  de homens e mulheres  de  um novo amanhã.Nos ensinando e aprendendo todos os dias.Sorrindo ou chorando, acreditando e construindo ,para nossos jovens um futuro melhor.Você professora Maria Edna torres silva .Ao mesmo tempo mulher, mãe, amiga e mestra,  foi um espelho para todos os seus alunos que refletiu  e passou sabedoria , sem nunca  deixar se abater pelo cansaço, numa luta incansável de amor e coragem.
A essa mestra que extremamente  tanto se dedicou a educação com toda a força do seu talento e  a sua tolerância ,sabedoria e personalidade ,permanecerá para sempre entre nós. É quase como uma legenda! Foi um  exemplo para  todos .Minha geração foi muito privilegiada.  Sinto bastante orgulho dessa mestra,que sempre acreditou num futuro melhor para todos os seus alunos´, do colégio Municipal Oliveira Brito.Você professora, que hoje já tem oitenta e dois anos de vida, de amor e dedicação, caminhou com o tempo,despertando amor, paz e sabedoria.Só posso hoje  e sempre te agradecer , tenho por você respeito e gratidão, e admiração .Por isso acima de tudo te dedico esse texto .
Com muito amor e carinho .Rayalvessilva.
 
 
 
 
 
 
Rayalvessilva
Enviado por Rayalvessilva em 11/02/2012
Reeditado em 22/04/2018
Código do texto: T3493879
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.