Há 20 anos

Poucas pessoas podem bater no peito e dizer que conhecem alguém desde o maternal (eu não tive maternal). Você diz isso sobre mim e eu digo que te conheço desde o Jardim de Infância. Uma amizade uma vida toda passa, lógico, por muitas mudanças.

Duas crianças desajeitadas para o futebol em meio a todos os craques promissores dentro de um colégio, o que poderia acontecer? Juntaram-se para ao menos poderem compartilhar da falta de habilidade com a bola. Logo fomos nos aproximando e nem por isso você foi meu melhor amigo, desculpe. Se tu era o menor da turma, meu grande amigo era o maior.

Não tardou até que o maior, o menor e o do meio se juntassem em um trio que se juntava para fazer ligações, a internet estava chegando e com ela as meninas de longe, tínhamos de ligar e só você tinha uma casa vazia. Lá íamos todas as tardes para confabular.

Dividiu-se o grupo, o maior foi embora e ficamos nós. A escola acabou e muitas das amizades se partiram, exceto a nossa. Quantas tardes eu sai de casa e fui a sua para usar seu computador enquanto você dormia? Já era vitima desse sono inexplicável.

Sua sugestão me levou a tomar um curso que, se não tive muito sucesso, me deu duas jóias que levo pra vida, sua sugestão criou este grupo que hoje está consolidado e firme, apesar dos pesares. Você já foi chamado até de elo do grupo.

De repente você cresceu! Não em tamanho, mas na vida. Confesso que causou-me certa surpresa, sua arte de ficar calado até as coisas acontecerem me pegou desprevenido e por muitas vezes me perguntei como isso foi possível. Ver alguém tão próximo em um processo de evolução tão rápido me fez repensar certas coisas... pensei demais.

Mas “o tempo do santo é diferente” e compreendi que a evolução chega para todos, deixei de pensar nos por quês e passei a dizer que bom. Hoje eu vejo que a percepção que tive de sua evolução foi maior do que aquilo que realmente ocorreu. Meu amigo de antigamente ainda está aí.

Eu muito reclamei com você e disse que sua vida estava muito bem, obrigado, mas hoje percebo que se sua vida está nas nuvens a minha também está, se esta no fundo do poço, a minha também está. Cada um com seus problemas.

Hoje você tem colocado meus pés no chão quando percebe que começo a voar, tem me ajudado em coisas mesmo não concordando muito e quase diariamente me lembra de um eu que fui, para que talvez eu não torne a ser novamente. Embora eu não me envergonhe do passado... as perspectivas para o futuro hoje são bem melhores.

Ainda há muito que fazermos e muito o que caminharmos até a perfeição, eu ainda vou pedir os seus conselhos e você vai pedir os meus, uma honra ser aquele para quem você confessa alguns medos e receios e embora eu use palavras como “frouxo” e “cagão”, sabe bem que a intenção é ajudar e, precisando, chame. Nós temos um pacto