Aniversário de Lenine...
Lenine: O Poeta da Música se eleva e revela nos seus versos a beleza da sua alma poética. Indiferente aos ruídos do mundo o "Poeta Lenine" transcende o nirvana e mostra todo o explendor da luz em suas composições. Se ele escreve bem? Ele é excepcional: "De todos os meus CDs, elejo o "Olho de Peixe" como o mais importante de minha carreira, porque foi com ele que eu descobri que a música poderia me levar a qualquer lugar."
Ouça "Olho de Peixe":
http://youtu.be/-oAaUb8rl1w
Osvaldo Lenine Macedo Pimentel é pernambucano de Recife (2/2/1959), ouvia rock até os 17 anos, quando teve acesso ao disco "Clube da Esquina" de Milton Nascimento e assistiu a um show de Gilberto Gil. Aos 18 anos mudou-se para o Rio de Janeiro e participou do festival MPB 81, da TV Globo, com sua música "Prova de Fogo".
Escute e vibre com Lenine:
http://youtu.be/LMbaAXfRgsY
O Último Pôr-do-sol_ Lenine
A onda ainda quebra na praia,
Espumas se misturam com o vento.
No dia em que ocê foi embora,
Eu fiquei sentindo saudades do que não foi
Lembrando até do que eu não vivi
pensando nós dois.
Eu lembro a concha em seu ouvido,
Trazendo o barulho do mar na areia.
No dia em que ocê foi embora,
Eu fiquei sozinho olhando o sol morrer
Por entre as ruínas de santa cruz lembrando nós dois (...)
Filho de um velho comunista e de uma católica praticante, criou-se porém uma espécie de détente na família. Até os 8 anos, os filhos eram obrigados a ir à missa com a mãe. Depois disso, ficavam por conta do pai: Marx era leitura obrigatória. Aos domingos, ouvia-se música de todo tipo - canções napolitanas, música alemã, música folclórica russa, Glenn Miller, Tchaikovsky, Chopin, Gil Evans, e mais tarde, Hermeto Pascoal e os tropicalistas.
Gosto muito de Lenine cantando "Todas Elas Juntas Num Só Ser":
http://youtu.be/y7KY5CO-bbA
Lenine teve seu som gravado por Elba Ramalho, sendo ela a primeira cantora de sucesso nacional a gravar uma música sua. Depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e muitos outros.
Lenine um cantor, compositor, arranjador, escritor, letrista e músico que orgulho em dizer: nordestino e brasileiro.
Medo - Lenine
http://youtu.be/TzPlFhw6Gp4
Lenine ganhou dois prêmios Grammy Latino: um pelo “Melhor Álbum Pop Contemporâneo” com seu álbum "Falange Canibal"; e outro em 2009 na categoria melhor canção brasileira com a música "Martelo Bigorna".
Lenine - O que você faria
http://youtu.be/sOwkHMVEqqk
Em 1982 lançou o primeiro LP, "Baque Solto", em parceria com Lula Quiroga. O segundo disco veio dez anos depois, em parceria com o percussionista Marcos Suzano: "Olho de Peixe".
A partir daí seu nome foi inscrito entre os renovadores da MPB que projetariam o gênero nos anos 90, já miscigenado a influências pop. Em 1997 saiu pela BMG seu primeiro disco solo, "O Dia em que Faremos Contato", com uma roupagem mais pop, misturando ritmos eletrônicos, influências nordestinas e samba. Dois anos depois lançou "Na Pressão", outro disco solo.
Roda Viva - Lenine - 23/01/2012 - Bloco 1
http://youtu.be/oWNW02WF66Y
Segundo depoimento do próprio cantor: Lenine. Bio. Site oficial do artista. Página visitada em 15/10/2010.
Lenine. Biografia
youtube