PARA MEU PAI

ANTES QUE UM DE NÓS FECHE OS OLHOS PARA DESFRUTAR O DESCANSO ETERNO, QUERO DIZER PARA O SENHOR ALGUMAS PALAVRAS QUE NÃO SERIA CAPAZ DE DIZER OLHANDO PROS SEUS OLHOS, O SENHOR NEM IMAGINA COMO JÁ ESTOU CHORANDO AGORA, IMAGINA SE ESTIVESSE NA SUA FRENTE, TALVEZ SÓ SAIRIA UM "EU TE AMO" MISTURADO COM UM SOLUÇAR OFEGANTE, COM MUITO ESFORÇO UM "EU TE AMO MUITO", E AÍ O CHORO TOMARIA CONTA E O SENHOR PODERIA COMETER O LIDO ENGANO DE QUE FOSSE SÓ ISSO QUE EU SENTISSE PELO SENHOR, MAS NÃO PAI, EU SINTO MUITO MAIS, EU SINTO VERGONHA, VERGONHA POR SABER QUE NUNCA VOU SER UM HOMEM COMO O SENHOR É, VERGONHA POR SABER QUE MINHA PALAVRA NUNCA VAI TER O MESMO PESO DA SUA, MESMO O SENHOR TENDO ME ENSINADO ISSO DESDE MOLEQUE. PAI EU TAMBÉM SINTO MEDO, MEDO DE UM DIA O SENHOR PERCEBER QUE EU NÃO SOU TÃO FORTE QUANTO PAREÇO, QUE TALVEZ EU AINDA SEJA MUITO PARECIDO COM AQUELE MENINO QUE SUBIA NOS SEUS JOELHOS E PARECIA QUE IA TOCAR O TETO DE TÃO ALTO... QUE SAUDADES!

FALANDO EM SAUDADES, COMO ERA BOM CHEGAR DA ESCOLA NAS NOITES QUE AINDA ERAM TARDES DEVIDO AO HORÁRIO DE VERÃO, E JOGAR BOLA COM O SENHOR, TUDO BEM QUE QUASE SEMPRE A BRINCADEIRA ACABAVA RÁPIDO PORQUÊ O SENHOR COM ESSE PÉ PESADO JOGAVA A BOLA NA CASA DE TRÁS, MAS TUDO BEM.

E QUANDO EU ACABEI COM SEU CARRO PAI, O MELHOR QUE O SENHOR JÁ TEVE, O SENHOR SEMPRE RÍSPIDO E DURÃO, EU PENSEI NAQUELE DIA QUE O SENHOR IA ME MATAR, O SENHOR NÃO FALOU NADA PAI, NENHUMA REPREENSÃO, COMO ISSO PAI? PORQUÊ? E FALANDO EM PORQUÊS, EU QUERIA DIZER QUE ATÉ HOJE NÃO SEI PORQUÊ EU CHORO TANTO SE TIVER QUE CONVERSAR ALGO SÉRIO COM O SENHOR, QUANDO ERA CRIANÇA PENSAVA QUE ERA O MEDO, MAS HOJE JÁ MARMANJO, PERCEBO QUE ESTAVA ERRADO, E QUE NA VERDADE ISSO É UMA DEMONSTRAÇÃO INVOLUNTÁRIA DE CARINHO, RESPEITO E ORGULHO. SIM PAI, ORGULHO. COMO EU ME ORGULHO DO SENHOR. O SENHOR NUNCA NOS DEIXOU FALTAR NADA, EU IMAGINO COMO DEVIA SER LONGO OS DIAS QUE NÃO TINHA SERVIÇO NA SUA SERRALHERIA, EU IMAGINO COMO FICAVA SUA CABEÇA, QUANDO O SENHOR PENSAVA QUE TINHA QUE PAGAR TODAS AS CONTAS, COMPRAR COMIDA PARA SEUS FILHOS E MULHER, E SABER QUE NÃO TINHA UMA SOLDA PARA FAZER NO DIA SEGUINTE, COMO FICAVA EM PAI? COMO O SENHOR PASSAVA POR ISSO E NÃO CHORAVA, SERÁ QUE O SENHOR CHORAVA ESCONDIDO? EU REALMENTE NÃO SEI, MAS POSSO SUPOR QUE ERA DURO, QUE ERA DOÍDO, QUE ERA TRISTE.

EU ME ORGULHO DO SENHOR PAI, PELA SUA EDUCAÇÃO, PELA SUA HONESTIDADE, POR NUNCA TER ME DADO UM TAPA, E É ÓBVIO QUE EU MERECI. PAI LEMBRA QUE EU FALEI QUE ESTOU APROVEITANDO PARA DIZER TUDO, ENTÃO, VOU APROVEITAR MESMO, E TE DIZER QUE EU NUNCA VOU SER CAPAZ DE CUIDAR DA ISABELY COMO O SENHOR CUIDA DA MÔNICA, O SENHOR AMA ELA DEMAIS E É TÃO BONITO ISSO.

PAI, SABE MESMO QUAL É O MEU MAIOR ORGULHO? É TER O SEU NOME INTEIRO, IGUALZINHO, MESMO SABENDO QUE ISSO NÃO É JUSTO.

PAI EU SOU MUITO CHORÃO, ENTÃO A GENTE NUNCA VAI LER ESSE TEXTO JUNTO, CORRERIA O RISCO DE EU INFARTAR, MAS A MÃE LÊ PRO SENHOR CASO O SENHOR TAMBÉM NÃO SE CONTENHA E AS LÁGRIMAS INVADIREM ESSES OLHOS FERIDOS E VERMELHOS PELO TRABALHO DE MAIS DE QUARENTA ANOS.

TE AMO, MUITÍSSIMO OBRIGADO.

P.S.: repare que esse texto não contém a parte de obrigados detalhadas, seria inviável, mas tenho que mencionar a gratidão por deixar eu construir minha casa ao lado da sua.

OSMAR MARQUES DE SOUZA JÚNIOR.

Liomac
Enviado por Liomac em 27/01/2012
Código do texto: T3464177