Ana Maria Machado

Foi a própria Ana Maria Machado _ carioca, 69 anos de idade _ a declarar, em sua obra Sinais do mar (2009), lançada pela editora CosacNaify, com projeto gráfico de Luciana Facchini _, que nunca pensou "que fosse publicar poesia".

Professora universitária, escritora de mais de 40 obras e pintora, recém eleita por unanimidade para presidir a Academia Brasileira de Letras. Dedicada principalmente à literatura infantojuvenil, ela declarou, em entrevista a Lívia Deosorla, escrever diariamente: “Vou escrevendo como passarinho canta”. E ainda disse que “a poesia está em toda parte, feito dizem que Deus está”.

Suas preferências poéticas são, especialmente, por Drummond. Gosta muito também de Bandeira, João Cabral, Vinícius, Jorge de Lima, Cecília Meireles. Entre os contemporâneos, citou Gullar e Alberto da Costa e Silva. Além desses tem sempre à mão Fernando Pessoa e fazem parte de sua formação poética os espanhóis: Garcia Lorca, Rafael Alberti, Pedro Salinas, Jorge Guillen, Juan Ramón Jiménez, Antonio Machado, Vicente Alexandre.

Maré baixa é um dos poemas do primeiro livro do gênero poesia e no qual Ana dá mostras de seu deslumbramento pelo mar e de seus ouvidos treinados para ouvir a canção das águas. Os versos se movimentam no arranjo das palavras sob a metáfora da lua cheia. O emprego das rimas e das aliterações contribui para o efeito do quadro do luar se afundando nas espumas rendilhadas das ondas. A repetição da fricativa /f/ labiodental surda e a nasalização quase que total da segunda estrofe sugere o assovio e o murmúrio da brisa marinha sobre a arquitetura poética da cena.

MARÉ BAIXA

Onde anda a onda

se a lua rotunda

se acende redonda

se brilha precisa

na calma tão lisa

da pele do mar?

Em que fenda se finda?

Em que rede se enreda?

Em que sonda se afunda?

Onde trama sua renda

de espuma tão fina

de puro luar?

A obra de Ana Maria Machado é reconhecida nacional e internacionalmente. Este texto é apenas uma breve nota para homenagear a posse da importante escritora na presidência da ABL.

REFERÊNCIAS

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=113534&t=ana-maria-machado-na-poesia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Maria_Machado

http://editora.cosacnaify.com.br/ObraEntrevista/11286/4/Sinais-do-mar.aspx

http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2009/06/13/poemas-de-ana-maria-machado-195008.asp

taniameneses
Enviado por taniameneses em 16/12/2011
Reeditado em 16/12/2011
Código do texto: T3391897
Classificação de conteúdo: seguro