OS SORRISOS AUSENTES
Amigos, amigas, senhores e senhoras convidados; neste dia de festa e de alegria, de conquista e congratulações, peço licença para render homenagem a alguém muito importante, alguém que também é responsável por este momento. Ele não pôde estar aqui hoje, mas gostaria muitíssimo, não estará nas fotografias, mas sua imagem continuará indelevelmente impresso em nosso coração e em nossa lembrança.
Se hoje ele é um sorriso ausente, suas lições jamais serão esquecidas.
Esse alguém de quem vos falo, foi o pai, a mãe, o irmão, a irmã, o amigo, a amiga, o esposo e a esposa perfeitos; foi o avô mais sábio e divertido, a avó mas linda e carinhosa. São para eles estes canudos; pois ninguém era mais entusiasta deste sonho agora real.
Hoje, se uma lágrima teimosa nos molhar as faces, certamente será a prova retumbante da saudade imensa que sentimos daquelas palavras certeiras, do sorriso inefável, daquela força incrível que nos soerguia do cansaço e do desânimo.
Sabemos que se aqui estivessem fisicamente, era ali, nos primeiros lugares que estariam, transbordando de alegria e, talvez até gritassem para nós:"Viva! Você conseguiu!", pois esse era o desejo deles: que vencêssemos.
E nós vencemos, chegamos ao topo, recebemos o laurel dos vitoriosos. Hoje faltará aquele sorriso, aquele abraço quente e forte, aquele afago gostoso, aquelas palavras de carinho. No entanto, não faltará o amor que recebemos, as lições que aprendemos e a certeza de que, de alum lugar muito belo eles nos olham e festejam conosco e, é por isso que dedicamos a eles esta singela homenagem, para que saibam que somos gratos por tudo que fizeram por nós; desde os insentivos às broncas que nos reencaminhavam; do sorriso de alegria às noites mal dormidas. muito obrigado, pai, mãe, irmão, irmã, amor, vô, vó, meu eterno amigo, meu anjo de guarda e protetor.