30 ANOS DO MUNDO RUBRO-NEGRO!
Mundial Interclubes
Data: 13/12/1981
Flamengo 3x0 Liverpool
Local: Estádio Nacional de Tóquio, Japão
No início, eram apenas trevas. Escuridão. Breu. Porém, eis que em um minúsculo arquipélago asiático, um facho de luz rubro-negra iluminou o Cosmo. A resplandecência galática irradiava da Terra, conquistada naquele instante pelo mitológico esquadrão do Clube de Regatas do Flamengo! Sim, o mundo pertencia à magnífica equipe de Raul, Leandro, Marinho, Mozer, Júnior, Andrade, Zico, Adílio, Tita, Lico e Nunes. Tal formação já esbanjara bravura e astúcia contra os patifes do Cobreloa do Chile, pela Taça Libertadores. Faltava conquistar o mundo, e para chegar ao objetivo, o Mengão atravessou-o.
O Liverpool era tido como favorito pelos entendidos da área esportiva. Havia batido potências européias como o Bayern de Munique e o Real Madrid. No Japão, os britânicos subestimaram o poder de fogo flamenguista. Pior para os súditos da rainha. Em somente 45 minutos de jogo, os magos da Gávea enfiaram três balaços nas redes vermelhas. Somente o rubro-negro prevaleceu. No segundo tempo, o que se viu foi um desespero inglês para que o placar não fosse ampliado. E o Flamengo, de fato, era o campeão do mundo.
Este que vos escreve não era nascido em 1981. Mas a minha mãe era. E ela me passou toda a emoção de ganhar o planeta via cordão umbilical. Sempre digo que não nasci de placenta, mas de "flacenta". E hoje, passadas três décadas do mítico feito, a saudade impregna os corações flamenguistas. Que em 2012 possamos reviver tal magia! Força, Flamengo! A Nação sempre te amará!