Avenida Paulista- 120 anos de história.

* Na Paulista os faróis já vão abrir e um milhão de estrelas prontas para invadir...os Jardins,onde a gente aqueceu,numa paixão...manhãs frias de abril.*(Paulista-E.Gudin/Costa Netto). Saudades dos bons tempos da Paulista,quando ainda ela era paulistana.Hoje ela é paulista/brasileira/internacional.Hoje ela não mais é dos paulistanos,mas de todos que vem e passam por ela.Cosmopolita.Saudades dos tempos de uma só pista,poucos carros,alguns ônibus e casarões sobreviventes da áurea época da riqueza dos barões do café.Dos casarões,só restam uns 2 ou 3.Creio que é a única cidade do mundo que desfaz e refaz em tão pouco tempo.Se você olhar a avenida desde o seu comeco,parece que ela se esvai em direcão à serra da Cantareira,em busca de ares mais puros,poluída que está pela quantidade de veículos que transitam as 24 horas. O Parque Trianon é um oásis bem no centro da sua extensão.É um paraíso perdido no meio do buzinaco e fuligem negra.Em frente o MASP.Museu de obras mil.Criado nos anos 50 por Assis Chateaubriand e seus abnegados colaboradores. Vale uma visita de mais de 1 hora.Se você está no centro da Paulista e olhar para um lado encontrará o Paraíso.Se olhar para o outro encontrará Consolacão.A escolha é sua.Fico imaginando como estarão os espíritos dos barões do café nesta esfusiante via,abarrotada de prédios e edifícios de formas variadas,posto que naquela época a tranquilidade imperava,salvo no carnaval e o *corso* que atravessava toda a Avenida,naqueles *Ford 29* de tempos idos.Tudo tem seu tempo e sua época.Me lembro a 1a. vez que vi a Paulista.Parecia que não tinha fim.O moco caipira se entusiasmava e se amendrontava naquele corredor a perder de vista.A Avenida Paulista e o Mercadão Municipal são símbolos da cidade de S.Paulo.São símbolos que merecem ser preservados.Viva a Avenida Paulista nos seus 120 anos,no dia 8/12 ! Que bom que eu posso aproveitar tudo isso.Obrigado S.Paulo!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 10/12/2011
Código do texto: T3381043