SONHOS TORNAM-SE REALIDADE

Mensagem à turma de Letras

Certa vez, quando eu ainda tinha 13 anos de idade, minha professora de ciências deixou a seguinte frase em meu caderno: “Quando se busca o alto da montanha, não se dá importância às pedras do caminho”. Durante muito tempo, fiquei sem entender essa simples frase, que hoje é realmente o que vem me alicerçando e motivando a continuar a cada dia.

Neste momento, estamos à poucos passos da tão sonhada formatura; alguns terminando este ano e outros no próximo semestre; mas ambos respirando e sentindo o cheiro da vitória.

É gratificante olhar para trás e entender que todas as coisas que me ocorreram, cooperaram e me fizeram chegar onde estou, que é apenas um passo, mas não deixa de ser uma conquista e assim é a vida, repleta de detalhes que nos levam onde realmente queremos chegar.

“Acreditar” é a palavra que desde muito cedo me acompanha. Chegar até aqui não foi nada fácil, assim como para a grande maioria de nós; cada qual tendo que renunciar muitas coisas para poder dedicar-se à um sonho, alcançar metas e objetivos.

Todos os caminhos percorridos até aqui só me fizeram crescer e amadurecer. Consegui entender que o conhecimento nos torna livre diante de uma sociedade onde querem nos escravizar. Quando temos conhecimento não engolimos qualquer coisa e não somos enganados por aqueles que tentam subestimar nossa inteligência.

Foram muitos os aprendizados até aqui, que certamente levaremos para toda vida, pois penso que o aprender enobrece o homem e com isso, tudo se torna possível.

Eu não posso presentear a todos, mas gostaria de prestigiá-los especificamente, pois com cada pessoa eu aprendi algo diferente, que me tornou uma pessoa melhor, mais humana, criativa, experiente e capaz.

Portanto, quero dizer exatamente o que cada pessoa me ensinou. Assim, como a autora “Elizabeth Gilbert”, no livro Comer, Rezar, Amar; eu encarei a faculdade e a todos como professores.

Aos professores:

Tércio: Penso que são poucos os mestres que ensinam a literatura como ele. Suas emoções ao transmitir cada história ou período literário realmente me impressionaram. É impossível ter aula com ele e não ter se apaixonado pelo “Machadão” (Machado de Assis). Um ser humano incrível, capaz de entender seus alunos e passar realmente a afetividade pelo ensino-aprendizagem.

Eleni: Uma “didática” maravilhosa para ensinar, com calma, boa vontade, criatividade e inteligência. Jamais irei me esquecer como é bom ler “Paulo Freire” e a experiência sensacional de conhecer pessoalmente a escola “Waldorf”. Uma pessoa incrível, excelente professora e hoje minha amiga pessoal.

Soraia: A professora que me ensinou a amar a gramática da Língua Portuguesa, uma profissional incrível que eu certamente tenho a honra e o privilégio de dizer que me tornei discípula. Uma pessoa sensata, humana, tranquila, humilde, conhece e entende seus alunos de uma maneira bastante equilibrada.

Renata: Sem dúvida alguma a professora Renata nasceu para ensinar, ela “respira educação”, faz parte da sua essência. Sua prática pedagógica é impressionante, conhece e entende seus alunos. Tem uma maneira de nos estimular que nos faz realmente acreditar que somos capazes, e, somos mesmo, pois tudo depende dos nossos esforços e objetivos. Aprendi a crescer não somente na disciplina, mas na vida. Sou fã dessa educadora e quero ser tão humana e excelente profissional quanto ela.

Elisangela: Uma professora excelente, conhece realmente os conteúdos que aplica, tem uma maneira de ensinar diferenciada, instigando ao conhecimento e ao saber. Para mim, particularmente, ensinou além das disciplinas escolares, mas me promoveu a vida e ao saber.

Marina: Jamais me esquecerei principalmente das “Horas de Atividade Complementares” , que de certa forma me motivaram ao “lazer obrigatório”, pois em todos os passeios eu precisava realmente curtir e observar para fazer os relatórios e eu cresci muito, aprendi a valorizar os pequenos detalhes da vida. Também não posso deixar de citar o livro “Uma verdade inconveniente, o qual li e muito apreciei.

Ana Cláudia: Incentivo à acreditar na educação, nos valores humanos. E que é possível uma educação de qualidade se como educadores fizermos a nossa parte.

A TURMA DE LETRAS

Os “teens”- Ana Cláudia, Junior, Juliana, Cleidiane e Jady: Simplesmente adoro a criatividade de vocês, um grupo que deu certo desde sempre; aprendi que é preciso inovar, trazer à existência o novo e de fato vocês fizeram isso.

Rúbia, Rosângela, Aldemaria, Ana Paula, Yara,Janaina : Agradeço pelo respeito e carinho que sempre demonstraram por mim, infelizmente o tempo é curto, mas o pouco que conversamos ou tivemos contato, pude entender e aprender muitos valores, como a ser mãe e se desdobrar na faculdade, a ser educadora e a sorrir mesmo diante das dificuldades, vocês me ensinaram muito.

Hélio e José: Para mim , são exemplos de que nunca é tarde para a realização dos seus sonhos. A palavra para você é superação.

Olga, Adjane, Ester, Sirlene, Daiane : Muito especiais, sempre com um sorriso no rosto, sinceridade estampada e a humildade presente...estaremos de volta no próximo semestre.

Cláudia: Uma simpatia, uma pessoa que transmite equilíbrio, que me ensinou a ver sempre o lado bom das pessoas. Fizemos muitos passeios juntas e o mais inesquecível foi a sessão de fotos no Centro Histórico de Santana de Parnaiba e o dia em que foi dormir em minha casa, ficamos até altas horas vendo filmes. Jamais me esquecerei de você.

Maria: Uma pessoa maravilhosa, que certamente posso chamar de amiga. Juntas compartilhamos bem mais que assuntos escolares, mas a vida. Adorei passar muitas tardes e sua casa estudando, tomando café da tarde e conversando. Até no bate-papo do gmail ela aprendeu a conversar e as longas conversas por telefone, os nossos acertos e desentendimentos, tudo nos levando a crescer e conhecer.

Patrícia Prates: Nossa coordenadora de sala, exerceu com muita responsabilidade sua função, sendo uma pessoa disposta, gentil ,doce e bem humorada.

Leonilda e Francisca: Duas pessoas que eu aprendi a amar muito. A Léo, sempre determinada, espontânea, meiga e disposta e a Fran, sempre bem humorada, é a que faz todo mundo sorrir. Estaremos juntas no próximo semestre rumo ao TCC.

Anderson e Suzo: Criativos e questionadores, penso que o mundo precisa de pessoas com essas qualidades.

Ivete: Chegar até aqui não foi algo fácil, mas faria tudo outra vez se fosse somente para conhecê-la. A Ivete é para mim muito mais que uma colega de faculdade, ela tornou-se minha “anja” se é que existe essa palavra. É uma grande amiga, uma pessoa que eu aprendi a amar desde o primeiro dia de aula. Seu olhar e ternura me cativaram desde sempre. Dizem que os amigos nós escolhemos e eu penso ser verdade, pois fiz a escolha de ser a sua amiga. Tivemos muitos momentos juntas, vários passeios e um contraste de sessão cinema à sessão de terapia. Visitamos muitos lugares lindos, museus maravilhosos, parques, musicais e tivemos conversas tão intensas que só me ajudaram a crescer. Uma verdadeira “mãe”, que me deu colo e cuidou de mim em diversos momentos da minha vida pessoal; me viu chorar de raiva e de tristeza, literalmente enxugou-me as lágrimas, acolheu-me todas as vezes que precisei e mesmo sem eu dizer nada ela sabia exatamente o que eu estava sentindo. E como toda boa mãe, houve os momentos das broncas e dos puxões de orelhas e posso dizer que doeram, mas fizeram crescer muito. E o mais lindo é que tivemos a oportunidade de aprender uma com a outra. Uma amizade que vai permanecer por muito tempo. Eu poderia falar muito mais, porém, para resumir, nossa amizade é amor de alma e Plano de Deus.

Espero não ter esquecido nenhum nome, mas de uma maneira geral...Obrigada a todos por fazerem parte da minha vida. Sucesso e que Deus esteja sempre presente em suas vidas!!!!

PATRICIA PESSOA
Enviado por PATRICIA PESSOA em 08/12/2011
Código do texto: T3378463