FLAMENGO: 116 ANOS!
Hoje, 17 de novembro, é a verdadeira data de fundação do Mais Querido do Brasil! Mas então, qual o porquê das festividades de anteontem? O motivo, em minha opinião, é deveras insólito: Em 1895, na ata de fundação do então Grupo de Regatas do Flamengo, optou-se por adiantar em dois dias o aniversário da agremiação para que coincidisse com a Proclamação da República. Desta forma, cada ano de vida rubro-negro cairia sempre em um dia feriado.
Bajulações patrióticas à parte, o que interessa é comemorar! Afinal, são 116 anos de Flamengo! É tempo de saudar a matriz da nossa paixão, a nossa razão de viver e a nossa fonte de euforia e depressão! Meu Deus, quantas primaveras...quantos sonhos, aspirações e desejos alimentados pelo Mengão! Foram tantos jogos...tantas vitórias, tantas derrotas...tantos gritos de euforia, de decepção. Por quantas vezes, ó meu Mengo, não enxerguei em ti a prova da existência Divina? E também, por quantos momentos deixei de encontrar sentido para a vida terrena somente por causa de seus insucessos? Mesmo assim, sem abrir mão em nenhum momento de desfrutar da magia e felicidade de ser rubro-negro. Só quem é sabe o que é ser Flamengo!
Regozijo-me espiritualmente somente em olhar para teu distintivo. Vestir tua camisa causa júbilo inenarrável; sinto-me mais humano, mais justo e mais ético somente pelo fato de portar teu Manto. E torcer para ti, cantar por ti, chorar por ti e gritar por ti são deveres inerentes ao processo de tua adoração. Não importa se há triunfo ou fracasso. O importante é sentir o feitiço do flamenguismo transpassando cada célula do corpo e cada fragmento da alma.
Para encerrar, desejo incluir uma belíssima canção de amor ao Flamengo, ainda que pouco entoada pela Nação:
"Vamos Mengão, te quero mais,
você é minha paixão,
eu te sigo em toda parte
pra você ser campeão!
Mengo, eu te amo tanto,
nunca vou te abandonar!
És um grande sentimento
que nunca se acabará!
Quero te amar para a vida inteira,
Para mim não tem fronteira,
Contigo irei estar!
Os anos passam
Se passam jogadores!
Mas fica tu, Flamengo
E eu não paro de te amar!"