"Muammar Kadhafi - Pai de Família, Feminista, Nacionalista, Revolucionário, Chefe de Estado, Mártir, Heroi de Guerra..." (Wikipédia)

"Muammar Abu Minyar al-Gaddafi (Sirte, 07/06/1942 – Sirte, 20/10/2011) foi um ditador, militar, político e ideólogo líbio e chefe de estado do seu país entre 1969 e 2011.

Tomada do poder

"Em 1969, o governo de Idris I passava por uma crise de impopularidade, pois grandes quantidades de petróleo líbio estavam sendo utilizadas pelos Estados Unidos, sem qualquer compensação à Líbia.

"Admirador do líder egípcio e nacionalista árabe Gamal Abdel Nasser, Muammar al-Gadhafi, aos 27 anos de idade, foi naquele membro das tropas revolucionárias que tomaram o governo do país, no dia 1º de setembro de 1969, tendo como líder Mahmud Sulayman al-Maghribi. Coronéis do exército líbio invadiram Trípoli e obrigaram Idris a renunciar.

"Logo após o golpe de estado, Al Magrabbi sai de cena e Qadhafi, como líder da revolução, com a patente de coronel, toma o poder, substituindo o príncipe regente Ridah e o rei Ídris I, tio de Ridah.

Costumes e Moral

"Uma vez instalado no governo, Qadhafi declara ilegais as bebidas alcoólicas e os jogos de azar. Exige e obtém a retirada americana e inglesa de bases militares, expulsa as comunidades judaicas e aumenta decididamente a participação das mulheres na sociedade.

"Além disso, retira da Líbia todos os americanos vindos através da aliança entre Idris I e os EUA, fecha danceterias, bordéis e bares instalados pelos americanos, impondo a toda a Líbia o respeito aos preceitos morais do islamismo. Proibe a exportação de petróleo grátis para os EUA e confisca “propriedades internacionais.”

Em 1986, os EUA lançaram ataques aéreos contra

Trípoli e Benghazi e impuseram sanções econômicas contra o país. Nesses ataques morreram milhares de pessoas; entre elas, sua mulher e sua filha. As cidades foram destruídas, arrasadas.

"Qadhafi nacionaliza a indústria do petróleo e converte-se no primeiro representante do pan-islamismo. E nas décadas de 1970 e 1980, ele apoiou diversos movimentos guerrilheiros árabes no Terceiro Mundo.

Derrota e Morte

"Em 2011, frente a protestos pedindo sua derrocada do poder, Gaddafi respondeu aos manifestantes com violência, porém as manifestações contrárias ao seu governo se intensificaram. Então eclodiu no país a uma violenta guerra civil, colocando em confronto forças leais e contrárias ao ditador. Durante este conflito, Gaddafi foi acusado de cometer vários crimes contra a Humanidade e um mandado de prisão foi expedido contra ele pela Corte Penal Internacional.

Em agosto de 2011, tropas do Conselho Nacional de Transição atacaram e conquistaram a capital durante a Segunda batalha de Trípoli, colocando Gaddafi e seu governo em fuga. Em 20 de outubro, após 8 meses de guerra, Gaddafi é morto em Sirte por simpatizantes do Conselho."

Fonte de consulta:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Muammar_al-Gaddafi

Wikipédia - a enciclopédia livre
Enviado por Adriana Luzes em 01/11/2011
Reeditado em 15/11/2012
Código do texto: T3310672
Classificação de conteúdo: seguro