Aos mestres, com carinho
Queria poder homenagear os tantos mestres que já passaram pela minha vida, que de alguma forma contribuíram fundamentalmente para minha formação... Queria que eles soubessem como foi importante cada lição, cada repreensão, cada batida na lousa implorando atenção em meio à minhas conversas paralelas... Falar dos meus professores é como percorrer um longo caminho de encontros, e nesses encontros uma marca foi gravada fortemente no meu ser, a ponto de ter constituído parte significativa do que sou hoje.
Tia Nelma (In Memorian), que, com sua delicadeza e espontaneidade conduziu minha mão pela primeira vez pelo caminho que ela jamais deixara de percorrer: a escrita. Tia Regina, que me contou histórias, e me mostrou que as histórias que eu ouvia não eram nada perto das que eu poderia imaginar. Professora Renice, que me fez odiar a vida do jeito que ela era, e foi dessa forma que passei a inventar a vida do meu jeito.
Professora Valquíria, responsável por tantos bons valores na minha vida, que me mostrou que eu podia ser o que eu quisesse, bastava eu saber o que queria, inspiradora principal da minha escolha profissional, e amiga acima de tudo. Professor Anchieta, que me fez ver nele um exemplo de vida, me ensinou que uma caminhada vale a pena mais pelos tropeços e desafios que ensinam muito e nos tornam fortes o suficiente pra realizar nossos objetivos.
Professor Rogério Donato, que me ensinou que a disciplina confere caráter ao sujeito, que a verdadeira educação só acontece quando estamos abertos a recebê-la. Professora Betânia, que acreditou nas minhas capacidades quando nem eu mesmo acreditava, e que até hoje acredita que eu posso ser poeta (!). Tia Érika, que me ensinou poucas e valiosas lições, ela que leu pela primeira vez e avaliou uma crônica minha, e me encorajou e continuar escrevendo. Professor Luciano, que me mostrou que a experiência conta tanto quanto o carisma, e sempre que possível, era necessário dar boas risadas para que o aprendizado fosse mais prazeroso.
Silvano Fidelis, que além de professor, é colega de ofício, amigo, irmão, conselheiro, pessoa que além de me indicar o caminho, ainda fez questão de trilhá-lo comigo. Geuvane, que, usou a desculpa de ser professor pra entrar na minha vida, e se tornar uma das pessoas mais queridas das quais posso contar. Professora Gilmara (In Memorian) que, mostrou que a educação poderia ser diferente, bastava que fossemos diferentes também, visando sempre fazer as coisas corretamente mas acima de tudo da forma que nos fazia bem.
Professor Adonhiran, que troca conhecimentos por boas risadas, que me fez ter a certeza de que estou de fato no caminho que eu tracei pra mim, ele que me mostra a cada dia que se uma coisa não der certo, sempre é possível ter um segundo plano. Professor José do Egito, que além do conteúdo imposto pela componente curricular, fez questão de me ensinar a viver, mas viver de uma forma diferente, amando o que faz, independente do retorno que se obterá. Professora Auricélia, que está sempre do meu lado, que me ensina a ser mais forte a cada dia, que me faz crescer tanto, que me dá tanta dor de cabeça, e que me faz amá-la sempre mais.
Enfim, todos os mestres que já passaram pela minha vida, que eu guardo seus nomes: Tia Neusa, Dona Marilene, Professora Geni Rufino, Professor Walber, Professor Nilson, Professora Claudete, Professor Ricardo, Professor Ednaldo, Professor Felício, Professora Dida, Professora Rejane, Professor Pedro Luna, Professor Isaías, Profesora Renata, Professora Maria Melo, Professor Udilson, Professor Jeferson Clementino, Professor Guedes, Professor Eudes, Professora Cristhiane, Professora Rozylda, Professor Douglas, Professor Mathusalém, Professor Carlos Lyra, Professor Anselmo, Professora Babi, Professora Iolanda, Professora Cléo, Professor Jefferson Nunes. Gostaria de dar meu OBRIGADO!
Feliz Dia do Professor! Mais do que nunca, estou vivendo intensamente o significado dessa data. Ser professor é um dom, e cada um de vocês soube fazer uso de seus carismas acreditando poder contribuir para um mundo melhor. E o meu mundo, vocês souberam fazer com que fosse bem melhor!
Salve, Salve 15 de outubro de 2011