15 anos sem Renato Russo

11/10/2011 ~ 15 anos sem Renato Russo

A quase *Dezesseis* anos atrás morria um dos maiores ídolos da música brasileira. Renato Manfredini Jr, ou simplesmente Renato Russo, morreu devido a várias complicações causadas pelo vírus da Aids. Uma Legião de fãs chorou naquele dia ao saber da trágica notícia, como até hoje choram quando se aproxima a data em questão.

Mas não estou aqui para falar da morte dele, e sim fazer uma pequena homenagem de mais um Legionário que tem em suas músicas o entendimento, a força e a verdade sobre tudo o que nos rodeia.

*Há tempos*, não se via uma banda assim. Com letras e melodias que cativava cada vez mais e mais fãs a banda foi crescendo mais e mais no território nacional. Faziam perguntas que ninguém tinha coragem de fazer ou responder. Ao perguntar *Que país é este?* deixava todas as classes com uma 'pulga atrás' da orelha sobre as reais condições do país. A *Geração Coca-Cola* ficava em frenesi, todos diziam: "- *O Mundo anda tão complicado!*", e todo o Brasil concordava.

*Pais e filhos*, *Meninos e meninas*, até hoje curtem e divulgam a banda. Não sei quando foi, mas ao escutá-los pela primeira vez de certa forma mudei. Senão me engano a música foi *Angra dos Reis*, que tocava na rádio que gostava tanto de escutar. Logo depois veio *Vento no Litoral*, *Faroeste Caboclo* e *Hoje a noite não tem luar*, sendo que a primeira até hoje me identifico com a mesma e a última sempre me faz recordar de um grande amor que nunca tive, mas que dói mesmo assim no peito. Daria tudo pra ver um show, estar perto do mesmo, dizer o quão importante ele fora pra mim mas infelizmente não terei tal oportunidade. Mas ao menos me sinto feliz em poder fazer essa homenagem a uma grande pessoa para mim. Obrigado Renato, por suas letras, suas músicas por ter sido que você é. Suas mensagens serão sempre divulgadas, seja daqui um mês, dez ou cinquenta anos. Sua música sempre estará viva em nossos corações. E talvez quem sabe em *Uma Outra Estação* e *Quase Sem Querer* podermos nos encontrar, conversar, discutir e pra mim com certeza esse será *Um Dia Perfeito*.

Por Enquanto, fique aí cantando para *Os Anjos*. Conte para eles a história de *Eduardo e Mônica*, do *Passeio da Boa Vista* e d*Os Barcos*. Sim, *Eu Sei* que talvez tudo que tenha escrito tenha sido em vão, que *Hoje* você está *Longe do Meu Lado* e *O que eu Quero* não é *Nada por mim*, mas por todos. Para finalizar, copio uma frase de uma de suas músicas que de certa forma expressa bem esse sentimentos que nós, seus fãs, sentimos nessa data:

"É tão estranho, os bons morrem jovens

Assim parece ser quando me lembro de você

Que acabou indo embora

Cedo demais"

URBANA LEGIO OMNIA VINCIT - FORÇA SEMPRE

D Marques
Enviado por D Marques em 20/09/2011
Reeditado em 24/09/2022
Código do texto: T3230460
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.