1981
O tempo amarelou esta folha de papel
Que certifica o dia das mães do dia 8 de maio de 1981.
Eu tinha 6 anos de idade e ainda não tinha trocado a dentição e havia poucos meses que eu estreava o meu primeiro “uniforme de aluno grande”, conforme eu falava na época. A escola foi Honorina de Carvalho que fica no bairro de Maria Paula, Niterói, RJ. Existe até hoje, passei por perto a pouco tempo. Lembro-me que na segunda série a minha professora foi a Vera Lúcia a pouco tempo eu a encontrei aqui em Niterói , conversamos e até dei a ela a foto do meu filho que hoje tem 16 anos de idade.
Lembrar desta parte da Escola é muito bom, eu gostava desta Escola. Em contrapartida esta fase da minha vida foi muito difícil para a minha família e as coisas nos anos posteriores foram piores. Hoje vejo como foi bom crescer, ser adulta, poder trabalhar, valorizar as conquistas e aprender com as adversidades da vida. Hoje mamãe fez uma limpeza na maleta de guardados e encontrou este certificado.
Ufa! O tempo passou e eu na época queria ser adulta, sonhava em chegar logo aos meus 28 anos de idade, e por incrível que pareça foi aos 28 anos de idade as coisas começaram a melhorar. Destino? A única certeza que tenho é que o tempo pintou de amarelo este papel que certifica o dia das mães do ano de 1981.
Dedico este texto: A minha mãe Celina Moreno, a todas as professoras em especial a amiga Ana da Cruz.
Autora: Debora Moreno