PERDÃO...
Já há algum tempo, de forma contumaz, tem voltado à minha mente cenas de um antigo quadro humorístico televisivo onde o show-man Jô Soares interpretava um padre alcunhado Carmelo que se negava a concretizar casamentos proferindo o jargão: “Io non caso! É um tal de casa, descasa, casa, descasa... Io non caso!”.
Tonou-se mister dentre aqueles que mais alto poder aquisitivo e, por indução ‘quase finita’, dentre o proletariado também, uniões passageiras, sendo que as vezes nem há um razoável conhecimento entre os participantes da união.
No show-business, notadamente entre aqueles que participam das ‘tramas novelísticas’, troca-se de parceiro como se troca de celular! Costumo dizer que, basta juntar um par de astros televisivos para compor um par romântico em uma trama para que haja uma afinidade que extrapola os ambientes televisivos e logo, novo affair está sendo divulgado pelos órgãos de imprensa...
Certo dia, ao encontrar um rapaz que havia contraído matrimônio há um mês , indaguei:
--- E então, Zé? Como está se saindo a Hilda como cônjuge?
O rapaz, sorrindo, olhou-me e respondeu:
--- A fila andou, João! Minha companheira agora é a Zélia...
E, para meu espanto, fiquei sabendo que a nova ‘titular’ em questão era a enteada de apenas 17 anos que a ex-esposa havia levado à tiracolo para viver em sua companhia nessa nova união!
Em contraponto a essas ‘uniões relâmpagos’, lembro-me que participei de festas repletas de descendentes que iam dos filhos até os bisnetos, comemorativas de 50 anos de união, as chamadas BODAS DE OURO.
Corria os anos 60 e toda minha família reunida, que contemplava empatias e diferenças, comemorou com indefectível alegria, os 50 anos de união dos meus avós (Deus os tenha: ANTONIO e FRANCISCA!). Um mal súbito que vitimou a queridíssima vovó impediu por pequena margem de tempo, que fossem comemorados os 75 anos de união (BODAS DE BRILHANTE). O vovô conseguiu, embora na condição de viúvo, ultrapassar essa marca. Aí já tinha tataranetos...
Precisamente em 1985, comemoramos, também em presença da grande maioria da família, os 50 anos de união de meus pais (suas bênçãos, ABIGAIL e HERMES...). Em comoção geral, em 1995, vítima de um enfisema pulmonar, faleceu meu genitor, atingindo a condição de BODAS DE DIAMANTE, ou seja, 60 anos de união. Sem atingir as BODAS DE BRILHANTE como viúva, porém, atingindo as BODAS DE VINHO (70 anos...), minha mãe também partiu dessa para uma melhor...
No evangelho proferido no dia de hoje nas igrejas católicas foi abordado o aspecto do perdão!
Foram enfatizados alguns ditos pelo padre que ‘comandou’ a celebração e em todos, pude visualizar vários que se enquadraram perfeitamente e que colaboraram para que meditemos junto à possibilidade de termos discernimento suficiente para que consigamos atingir a mesma ‘estabilidade conjugal’ como a que eram atingidas por muitos de nossos ascentrais...
Imaginemos a possibilidade de avaliação e consideração de darmos crédito e revermos as seguintes situações:
“Ele(a) não pensou quando me magoou. Agora quer o meu perdão?”
“Eu o(a) perdoei, mas não quero mais vê-lo(a) nem pintado(a) de ouro!”
“Que sou eu para perdoar. Quem perdoa é Deus!”
“Como vou perdoá-lo(a)? Sei que vai errar novamente...”
“Eu errei mas me arrependi... Confessei e pedi perdão a Deus! Estou perdoado e se repetir o erro, confesso e peço perdão a Deus novamente!”
Verti lágrimas emocionadas e fiz questão de redigir este texto, em homenagem à excelência da celebração que assisti hoje, tanto no quesito seguimento do sacramento dominical quanto na condução que foi dada à comemoração dos 50 anos de união do simpaticíssimo casal Nivea e Amandio, que mais uma vez, aos pés de Cristo crucificado e frente a frente com um seu representante aqui nos nossos tempos, reafirmaram seu compromisso de amor, fidelidade até o fim de seus dias.
N. os dias atuais, o que vale é a vantagem
I. sso constatamos no dia a dia normal
V. ão-se a decência e a moral,..., vida selvagem...
E. , de forma agressiva e de forma fatal
A. lçando-nos viver à margem...
*
A. os olhos do Salvador, entretanto
M. uitos seguem trilha correta, fazendo exceção
A. lguns como um casal 'de ouro', como um acalanto
N. o dia de hoje, provocando toda emoção
D. eram testemunho sob o manto
I. ncrível,..., abriram seu coração
O. AMOR mostrou todo seu encanto!