ESCRITOR E HISTORIADOR MIGUEL SIMÃO É HOMENAGEADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOVERNADOR CELSO RAMOS(SC).
ESCRITOR E HISTORIADOR MIGUEL SIMÃO É HOMENAGEADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOVERNADOR CELSO RAMOS (SC).
Entre os dias 16 a 20 de agosto de 2011 aconteceu a 2ª Feira do Livro e das Artes no Município de Governador Celso Ramos (SC).
O sucesso de público no ano passado foi tão grande que a Prefeitura Municipal repetiu a dose esse ano com a participação de várias instituições e diversas escolas da região.
Entre as instituições presentes estavam a Associação dos Escritores dos Municípios da Região da Grande Florianópolis e a Academia de Letras de Governador Celso Ramos, que expuseram trabalhos de diversos Escritores da região.
Além da participação no estande de livros as duas instituições apresentaram no sábado um sarau literário com teatro, música e declamação de poesias, o lançamento do livro da Escritora Ines Lonh, e homenagem aos Escritores da região.
No primeiro dia de feira (16/08) vários eventos fizeram parte da programação organizada pela Secretaria de Educação e Cultura sendo um sucesso durante todo o dia.
Para fechar o dia com chave de ouro, a Secretaria Municipal de Educação homenageou 15 personalidades da região, entre Professores aposentados, servidores municipais, comerciantes e outras que demonstram seu compromisso com a cultura local.
Entre os homenageados estava o Professor, Escritor e Historiador Gancheiro Miguel João Simão autor de cinco livros, todos com histórias relacionadas a cidade de Governador Celso Ramos e de 9 antologias, sendo 4 organizadas pelo autor.
O reconhecimento pelo trabalho literário e de resgate a cultura e a história da cidade feito pela Secretaria Municipal ao Professor Miguel Simão vem como estímulo para continuar a busca por novos Escritores, oportunizando novos talentos ao mundo literário.
Tamanha dedicação resultou na fundação da Academia de Letras de Governador Celso Ramos em 2004, criada pelo Escritor Miguel Simão, seu primeiro Presidente, Fundação da Associação dos Escritores dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, sendo Presidente e Presidente da Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina,além da antologias organizadas pelo Escritor, abrindo espaço a mais de cem crianças e adolescentes da região a mostrarem pela primeira vez seus trabalhos publicados em livros nos anos de 2009 e 2010.
Além de Miguel Simão a Secretaria de Educação homenageou Dalvina de Jesus Siqueira, outra grande personalidade das Academias de Letras de Biguaçu e Governador Celso Ramos.