Decio Pignatari e sua literatura concreta! Hoje, é seu aniversário.

Decio Pignatari e sua literatura concreta! Hoje, é seu aniversário.

"Conheci Décio Pignatari em uma das suas palestras sobre arte, poesia, política e literatura, então, percebi o motivo dele ser considerado polêmico; ideias fortes, uma lingua ferina, em uma das palestras disse:"O Brasil nunca teve escritor de cunho universal!" Nas suas palestras notei Décio, incrédulo e irônico, sempre! Décio marca presença na história da literatura brasileira junto com os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, tornou-se um dos principais idealizadores da poesia concreta.""

Ana Marly de Oliveira Jacobino

Décio Pignatari nasceu Jundiaí (cidade próxima a capital São Paulo) em 20/8/1927 . É publicitário, teórico da comunicação e escritor.

Estudou direito na Universidade de São Paulo (USP) nos anos 1940. Mas, foi como professor universitário que Décio fez o seu nome. Brilhate tinha legiões de alunos a espera de suas aulas, sempre concorridas. Deixou a carreira de Direito e a Publicitária (diga-se de passagem também brilhante) para se entregar ao Magistério.

Criou ao ao lado dos irmãos Augusto e Haroldo de Campos, a poesia concreta, lançada em 1956.

Décio Pignatari foi um dos primeiros a realizar estudos sobre a Semiótica Peirceana no Brasil, despertando em vários alunos grande vontade de aprender o assunto, tratado tãobem em aula, comoele fazia com tudo. Seus estudos de Semiótica e Literatura, Semiótica e as Artes, são excelentes modelos de abordagem, abordagem esta que valoriza sempre o objeto de estudo. Essa mesma Semiótica acabaria sendo um dos traços obra de Décio Pignatari envereda pela semiótica pura. Não tem palavras, nem texto. São sinais — em alguns casos figuras geométricas ou desenhos — articulados para criar uma semântica específica para o poema.

Décio nestes seus 80 anos enriqueceu a Literatura Brasileira e fez ainda mais ao ser co-autor da poesia concreta esta que é o primeiro estilo literário a surgir, se não antes, pelo menos ao mesmo tempo no Brasil e no resto do mundo.

O poema dedicado à página de janeiro/fevereiro num calendário idealizado por Décio Pignatari para a empresa Philips no ano de 1980 interageo trabalho do poeta com o do publicitário. Décio é sempre lembrado como o criador da marca "Lubrax", entre outras grandes idéias no plano da propaganda comercial.

JANEIRO/FEVEREIRO

Calendário Philips 1980

Nem só a cav

idade da boca

Nem só a língua

Nem só os dentes

e os lábios

fazem a língua

Ouça

as mãos

tecendo a língua

e sua linguagem

É a língua

têxtil

O texto

que sai das

mãos

sem palavras

CAMPOS, Augusto de et alii (2006). Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. Cotia-SP: Ateliê.

FAUSTINO, Mário (1977). Poesia-Experiência. São Paulo: Perspectiva, 1977 ("Debates", 136).

PIGNATARI, Décio (1971). Contracomunicação. São Paulo: Perspectiva ("Debates", 44).

Décio Pignatari

In Poesia Pois É Poesia e Poetc. Editora Brasiliense, São Paulo, 1986