Posse do Acadêmico José Rubens Incao

Academia Sorocabana de Letras

Considerada de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 2.243/83

R Comendador Oeterer, 727 - Vila Carvalho - 18060-070 Sorocaba SP

Sorocaba, 12 de dezembro de 2006

Escritor Douglas Lara

Eminente colega,

Ref.: Posse do Acadêmico José Rubens Incao

A Academia Sorocabana de Letras tem a honra de convida-lo para a sessão especial, marcada para as 19 horas de dia 19 de dezembro, terça-feira, em sua sede, à Rua Comendador Oeterer, 737, na qual o pesquisador José Rubens Incao fará o elogio de sua Patrona, a poetisa Cecília Meireles, e será empossado como terceiro titular da Cadeira nº 40 desta instituição.

A saudação ao recipiendário será feita pela Acadêmica Myrna Ely Atalla Senise da Silva, titular da Cadeira nº3, cujo Patrono é João Guimarães Rosa.

Na ocasião, será inaugurada a Exposição Cecília de Narciso. Ela destaca a contribuição de Cecília Meireles à cultura brasileira como pintora e desenhista, estudiosa de gestos e ritmos do samba e da capoeira, traduzida na produção, entre 1926 e 1934, da série de desenhos e estudos de ritmo em aquarela, nanquim e creiom que, posteriormente, embasaram as palestras por ela ministradas, no Brasil e Portugal, sobre o folclore negro no Brasil. Em data mais recente, ilustrações e textos reunidos deram origem ao livro “Batuque, Samba e Macumba”. Esse material vinha sendo objeto de estudo do saudoso acadêmico Jorge Narciso de Matos, segundo ocupante da Cadeira 40, que, sobre o tema, planejava fazer, na Academia, uma palestra e exposição.

Agradecendo antecipadamente sua presença, valho-me do ensejo para apresentar-lhe cordiais

Saudações Acadêmicas!

Geraldo Bonadio

Presidente

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 13/12/2006
Código do texto: T316803