À minha rosa no inverno...

*********************************************************

Antes de começar, gostaria de dizer que escreverei esta homenagem sem que a pessoa saiba. Porque, ela tem 100 anos... Não tem o mesmo vigor de antes e sua memória é falha.

Seu nome é Izabel Macêdo, minha bisavó.

*********************************************************

Não sei se o que escreverei pode ser enquadrado como "homenagem". Minha opinião é que seja, apenas, um desabafo. Ou um gesto de amor, carinho e afeto em terceira pessoa...

Voltei da psiquiatra e a vi deitada numa poltrona reclinável. Uma fina chuva molhava o jardim à frente. E quando olhei para seu rosto magérrimo, tive um déjà-vu.

Lembrei-me como ela podia andar, falar sem tossir, respirar normalmente...

Eu a vi envelhecer e ela me viu crescer...

Depois, a realidade bateu à porta e minha íris voltou a vê-la. Deitada, sem saber se vive num sonho...

Lágrimas ardentes, quentes e salinas marejaram meus olhos. Algo que não faço há tempos. Sim, assumo um papel de ser "durão". Coisas minhas. Mas, meu coração bateu fraco ao vê-la.

Senti algo que não sentia há muito: compaixão.

Como a chuva, as lágrimas não queriam extinguir-se. Abalei-me.

Então, fiz uma analogia.

Comparei-a à uma rosa:

Na Primavera, teve seu vigor ao máximo; mostrou o quanto era bela e forneceu seu pólen e cheiro.

Contudo, o Outono chegou. Suas folhas, antes vistosas, agora caem com o tempo. Sua cor rubra foi ficando pálida. As pétalas ficaram murchas. Sua magnificência foi sumindo... Aos poucos...

Agora, sei que o Inverno virá. E ele a levará embora para sempre. Sem pena, sem anúncio. Sua lufada gélida pode ser a qualquer momento.

E para mim, um espinheiro, ficarei com saudades.

Sei que conseguirei conformar-me, pois outras Estações virão.

À minha bisavó que não lerá esse texto, mas que num mundo paralelo sabe o quanto a amo; mesmo colocando uma "máscara" de seriedade: escrevo esse desabafo-homenagem.

Não direi adeus. Apenas balbuciarei "até logo, vó".

Pois, o Inverno, um dia, levar-me-á também.

Deo Odecam
Enviado por Deo Odecam em 18/08/2011
Reeditado em 22/08/2011
Código do texto: T3167510
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.