Seu Jorge,conhecestes?
Foi homem de poucas palavras,usavas as mais necessárias para se fazer entender melhor.Seguido seu olhar falava mais que elas.
Olhar imensamente terno,por vezes crítico,indignado.Na maior parte dos dias,alegre,com um uma leve pitada de ironia,que alegrava quem o fitasse.
Homem simples,de hábitos simples,com desejos de homem comum,
satisfeito com o que adquiriu ao longo da vida.Não fantasiava um futuro de riquezas,mas vivia de forma intensa o presente,rindo sempre que possível,ótimo contador de piadas.Gostava de visitar o filho e o único e mais querido dos netos.
O guri era torcedor do Internacional,colorado como ele,para sua alegria!
Encantava em seu Jorge,mais que tudo,a sua fé!
Inabalável devoto de Nossa Senhora,cristão dos mais fervorosos,
frequente na missa mais que os padres na Igreja Santo Antônio,pois entre idas e vindas,alguns falhavam ou revesavam.Ele não!Era sempre presente!
Até quando doente,levantavada cama as 18:00 hs para não perder a missa das 19:00!
Viajou o pouco que pode na velhice,casou,separou,casou novamente.Adorava jogar cartas e era músico nas horas vagas.
Seu sustento real era de funcionário na secretaria da fazenda do município,seu trabalho,seu dever!Levado tão a risca quanto a sua fé:ele não faltava ao serviço e nem fazia greve!
Sua paixão era música.
Foi flautista e saxofonista como seu pai,chegou a incursionar num grupo musical,e nas épocas de carnaval,nas férias da secretaria da fazenda,virava gente feliz e ia tocar nos bailes!
Ele amava o carnaval,amava a escola de samba Bambas da Orgia,onde na juventude saia já na bateria...
Seu Jorge,era um homem elegante,e extremamente caridoso.
Ajudava porque se comovia com a dor humana,mas não gostava de aparecer por isto.Contribuia em tudo que era campanha de arrecadar donativos,e fazia a alegria de muitos pedintes no centro da cidade,
quando podia.
Seu Jorge era um cara legal!
Separado,não criou as filhas,compartilhou a criação do filho com seu pai,mãe e irmão.Mas era amado e lembrado,tanto que,quando em crianças ganhamos um pintinho para criar,concordamos em dar a ele o nome de Jorge!
Jorge era um nome que sugeria coragem e carinho,uma forma de ter o pai por perto,já que o víamos pouco,morando com nossa avó materna.
Outra paixão absoluta de seu Jorge era a leitura!
Ávido leitor de livros policiais e de espionagem,amava resolver os mistérios com Ágatha Christie,da mesma forma que curtia os gibis do Pato Donald e da Mônica.Ele me ensinou o prazer de ler,de contar histórias como se se fizesse parte dela,porque lia com a emoção que achava que o autor pedia.Meu momento perfeito em criança era no final de cada dia,quando ele chegava em casa do seviço com um presente comum para os três filhos:um gibi ou livrinho!
Um dia,seu Jorge não conseguiu mais fazer as palavras cruzadas que tanto o desafiavam...A mão tremia tanto que não podia ser deixada sozinha com a caneta,indo nas mais diferentes direções!Precisava domá-lá para escrever seu próprio nome,para rubricar as guias de imposto no trabalho,e a datilografia virou um martírio.Estava com Mal de Parkinson!
A voz acompanhou o tremer da mão e se tornou tão estranha que tinha dificuldade em articular as poucas palavras que usava.Nas horas
em que ficava nervoso,a voz não saía nem por decreto!
Os vários anos da doença massacraram seu corpo,mas não o seu humor ou o seu amor pela família.
Seu Jorge faleceu no hospital,fazem já cinco anos,depois de uma rápida estadia.Entrou em coma e não teve tempo,nem com o olhar,de se despedir direito da gente.
O médico nos deu a notícia secamente,sem piedade.
Mas em seu velório,os muitos amigos que fez na vida,vieram lhe dizer adeus sem pressa,e com muitas histórias boas sobre ele,que reconfortava uns aos outros.Na hora da missa final,um bispo,que se tornou amigo pessoal,fez questão de celebrar e lembrar o quanto ele fora especial e a falta que faria.
Desnecessário dizer que este Jorge,meu Jorge,era meu pai e pai de meus dois irmãos!Um homem simplesmente legal,amigo,católico,que amava livros,música,carnaval e era colorado roxo!
Neste dia dos pais,dedico a ele estas palavras!
De certa forma,acredito que onde ele está ainda conserva o prazer de ler e de estar satisfeito comigo e com meus irmãos,pois ele continua vivo em cada descoberta,em cada risada,em cada gesto de amor ou boa ação que fazemos e compartilhamos!
Como a comadre Malu e outros tantos por aqui,te digo,velho:
-Que saudades de você,meu pai!