110º aniversário de Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol), o criador da logosofia

Nesta data lembramos o 110º aniversário de nascimento do escritor, humanista, educador e pensador argentino, Carlos Bernardo González Pecotche, também conhecido como Raumsol.

Carlos Bernardo nasceu em Buenos Aires, filho de Jorge N. González e Maria Pecotche de González. Casou-se em 1924 com Paulina Eugenia Puntel com a qual teve um filho, Carlos Federico González Puntel., Gonzáles Pecotche dedicou quase toda sua vida à difusão de sua grande obra, a Logosofia.

A ciência logosófica foi totalmente pensada, desenvolvida e estruturada em seu método pelo pensador argentino, que criou, dirigiu e orientou a Fundação Logosófica, inicialmente em Córdova, Argentina – em 11 de agosto de 1930 e depois no Uruguai – em 1932. Durante mais de três décadas Raumsol propagou seus ensinamentos na Fundação Logosófica, formando docentes e organizando as atividades da instituição.

Carlos Bernardo González Pecotche escreveu diversos livros sobre logosofia, que já foram traduzidos para o português, o francês, o inglês e também para o esperanto.

Os Livros:

1950 – Intermédio Logosófico

1951 – Introdução ao Conhecimento Logosófico

1952 – Diálogos

1956 – O Mecanismo da Vida Consciente

1956 – Exegese Logosófica

1957 – Logosofia, Ciência e Método

1957 – A Herança de Si Mesmo

1962 – Deficiências e Propensões do Ser Hum

1963 – Curso de Iniciação logosófica

1965 – Bases para Sua Conduta

1968 – O Espírito

1969 – O Senhor De Sándara

A palavra LOGOSOFIA tem origem em dois radicais gregos: LOGOS (verbo criador) e SOFOS (ciência original) e designa o conjunto formado pelos conhecimentos originais, conceitos, objetivos e método a ela inerentes.

Ciência e cultura que, por seu caráter transcendental, oferece ao ser humano ensinamentos de ordem superior, a Logosofia guia o homem no entendimento das leis universais e no conhecimento de si mesmo. Concede-lhe ainda a prerrogativa de ser o redentor de si próprio.

Os ensinamentos logosóficos, por serem elevador, fala diretamente ao espírito, ficando assim gravados de forma perene na consciência. A compreensão e a assimilação destes conhecimentos associados a sua experimentação, permitem ao homem ascender em um processo evolutivo determinado por ele mesmo.

Os grandes objetivos da Logosofia são:

– A evolução consciente do homem,

– O conhecimento de si mesmo,

– A integração do espírito,

– O conhecimento das leis universais,

– A edificação de uma nova vida e de um destino melhor,

– O desenvolvimento e o domínio das funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar.

Hoje a ciência logosófica é difundida no Brasil (desde 1935) e em vários países do mundo através das Filiais da Fundação Logosófica em Pról da Superação Humana.

Além de Argentina, Uruguai e Brasil, também Venezuela, México, Estados Unidos, Espanha, Israel possuem instituições logosóficas. No Canadá, França, Inglaterra, Itália, Alemanha, Austrália existem núcleos de estudos logosóficos.

O texto abaixo foi fundamentado nos conceitos logosóficos.

“O Criador (seja qual for o Criador que reconheçamos) nos deixou a todos, criaturas, uma partícula divina que nos torna a Ele semelhante. Não obstante isso ser inerente a todos os seres humanos, somente aqueles que tem interação com seu ser espiritual conseguem essa conexão com o Criador, pois não sendo Ele físico, senão extra-físico, requer pra essa conexão outro ser de mesmo caráter: o nosso espírito. Daí que somente via espirito consigamos nos conectar ao Criador. Outra prerrogativa que por Ele nos foi legada, foi o poder da auto superação, o que nos torna, a todos, redentores de nós mesmos.

A convivência harmônica entre o ser físico e o ser espiritual, requer que pelo menos tenhamos, no mínimo, uma paridade existencial, oferecendo ao nosso espírito, na mesma proporção, todas as satisfações que damos ao nosso ser material.

Quando ocorre esses vazios, devemos ter a certeza que são os reclamos do nosso espírito por não estarmos lhe dando o devido tratamento, como é a Vontade do Criador.”

As poesias abaixo foram inspiradas nos conceitos logosóficos.

*AUTO SUPERAÇÃO*

Quando mergulho em mim mesmo,

Profundamente, sempre ao retornar

Trago algum fragmento de alegria.

Uma evidência arduamente colhida,

Que me estimula a seguir em frente

Neste processo de auto-superação.

São pequenas e sólidas conquistas,

Que vão se sedimentando dia a dia

Na edificação de um renovado ser.

*NOVO EXISTIR*

Há um novo tempo neste tempo passante,

Derribando, resoluto, os velhos conceitos

E resplandecendo em purificantes chamas.

E nestas chamas que flamejam, colossais,

Cumpre-se a mundificação dos homens,

Estabelecendo-se assim, um novo existir.

*PROPÓSITOS*

A cada amanhecer sempre se renasce,

No todo ou em parte, não importa a fração.

Valem mesmo os propósitos, contínuos,

Cuidando para que renasçam os estímulos

No processo consciente da tua evolução.

..............................................................................................

Visite o site da Logosofia (Aqui no Recanto das Letras tem um anúncio)

LOGOSOFIA (http://logosofia.org.br)

..............................................................................................

Visite meu Blog de Prosas Poéticas e deixe seu comentário:

TERCEIRAS INTENÇÕES (http://blog-terceiras-intencoes.blogspot.com)

..............................................................................................

Visite meu Blog de Crônicas, Artigos e Contos e deixe seu comentário:

NOVO BLOG PARANGOLÉ (http://www.novoblogparangole.blogspot.com)

..............................................................................................

Luiz Vila Flor
Enviado por Luiz Vila Flor em 11/08/2011
Código do texto: T3153313