Homenagem à Edna Lopes

“O mestre é o prolongamento do amor paterno, complemento da ternura das mães, o guia zeloso dos primeiros passos, na senda escabrosa que vai às conquistas do saber e da moralidade.

Experimentado no labutar cotidiano da sagrada profissão, o seu auxílio ampara-nos como a Providência da Terra; escolta-nos assíduo como um anjo da guarda; a sua lição prudente esclarece-nos a jornada inteira do futuro.

Devemos ao pai a existência do corpo; o mestre cria-nos o espírito e o espírito é a força que impele, o impulso que triunfa, o triunfo que nobilita, o enobrecimento que glorifica e a glória é o ideal da vida, o louro do guerreiro, o carvalho do artista, a palma do crente!

A família é o amor no lar, o estado é a segurança civil; o mestre, com amor forte que ensina e corrige, prepara-nos para a segurança íntima, inapreciável da vontade”

Claro que não são minhas, tão belas e concisas palavras.

Mas ao sabê-las, pensei imediatamente em alguém que delas faz uso diário, tamanha sua dedicação à causa abraçada.

À você Edna Lopes, a minha admiração.

“O Ateneu”

Raul Pompéia

Afonso Rego
Enviado por Afonso Rego em 10/08/2011
Código do texto: T3150575
Classificação de conteúdo: seguro