O cachorro.
Eles não precisam de muito. Não precisam que você seja rico. Que você tenha o carro do ano. Não ligam se você é feio, bonito, pobre, inteligente, burro, saudável ou não.
Não exigem nada. Não discutem. Não tem preconceitos. Não fazem fofoca. Não roubam. Não matam. Não te abandonam. Mas ainda assim são tratados como lixo.
Não distinguem o rico do pobre. O doente do saudável. O bonito do feio.
Não precisam de muito.
Não precisam que você dê tudo do mais caro. Não precisam que você tenha dinheiro.
Eles te ouvem, ainda que você nem perceba. Eles te dão carinho, ainda que você o despreze. Te dão um amor incondicional ainda que você não mereça.
Você arranja tempo pra tudo. Pra trabalhar, estudar, sair, se divertir, beber, jogar, fazer compras. Mas não tem tempo apenas para fazer um simples carinho naquele que não reclama do seu mal humor. Naquele que fica feliz ao te ver chegar em casa. Naquele que faz tudo para chamar a sua atenção. Naquele que e o ama incondicionalmente. Naquele que não importa o que aconteça sempre estará nos pés do sofá te observando, esperando apenas por um carinho daquele que um dia lhe prometeu amor eterno.
Apenas eles são capazes de demonstrar afeto, amor, saudade, medo, receio, tristeza, alegria, admiração, carinho. Isso tudo com um simples olhar. E não pedem nada em troca. Apenas o seu carinho.