HOMENAGEM AO MESTRE DA CIDADE DE CARINHANHA - O ESCRITOR HONORATO RIBEIRO DOS SANTOS

O que falar do filete de água que, emanando da Serra da Canastra e que, ao longo das quedadeiras, das encostas das montanhas e das serras, fluviando no seu caminhoE serpenteando no seu leito por onde forma a sua existência , na medida em que vai encampando ao seu corpo fluvial caudaloso outras tantas corredeiras fluviais que, afluem às suas margens, que aopassar pela cidade de Pirapora já deixa bastante clara a sua silhueta de um majestoso rio, com o nome de Rio dos Currais, Rio Oporá, Rio Mar, mas batizado de Rio São Francisco, hoje velho Chico, não pela idade, pois ele é um jovem rio, mas que agoniza vítima da mão dos insensatos e que se transformaria no mais importante cenário do Sertão Brasileiro?

O que falar deste Rio que é o maior palco e ao mesmo tempo espectador de histórias intrigantes, marcadas pela saga dos coronéis, seus jagunços e suas emboscadas; dos cangaceiros e as volantes ávidas pela extinção dos mesmos; dos tropeis dos cavalos e o relinchar das mulas e dos jegues; das superstições, folclores, tradições, celebridades, artistas anônimos, padres, beatos, donzelas, prostitutas, loucos, do cantar dos pássaros, do singrar dos vapores com seus apitos, com as florestas margeantes compostas de juazeiros, pequizeiros, cajueiros, jatobazeiras, cagaiteiras, umbuzeiros, pitombeiras, araticunzeiros, dos paus - pereiras, são João, baraúnas, paus de ferro, cedro e as relavas rasteiras compostas de, carrapichos de três pontas e de várias pontas,das macambiras, da maria fecha a porta prau o boi não te pegar!

Pois é;foi numa destas margens do majestoso São Francisco que surgiu a cidade de Carinhanha e, em 21 de dezembro de 1934, embalado pela sinfonia das águas do rio, do barulho das matas e o cantar dos pássaros, que nasceu um menino prodigioso, filho do Casal Patrício e Gertrudes.

O menino prodigioso, enquanto o rio seguia o seu curso histórico através do seu leito no talvegue do sertão baiano, cresceu, ficou jovem, amadureceu, imortalizou-se transformou-se em um artista completo, uma vez que, além de ter exercido a profissão de padeiro,carpinteiro e pintor,profissões essas, as mais antigas e nobre do mundo , ele é professor, maestro, músico, compositor, cantor, historiador, cronista, contista, poeta, catequista, grande pesquisador, e tem cara de quem na juventude adorava as rodas de festinhas, bebendo cachaças destiladas nos alambiques da região e curtidas nos cochos de umburanas ou engarrafadas com cascas de plantas diversas e paquerar com as donzelas. Não sei se ele era visitador de bregas na juventude! Só ele poderá dizê-lo!

Estou falando de Honorato Ribeiro dos Santos, o Zé de Patrício. Ele é uma dessas jóias raras que se ganha e se deve guardá-la embaixo de sete chaves. Ele está deixando marcas grandiosas para as gerações futuras, através da sua arte, na música , na pintura e mais elasticamente na literatura. Honorato flutua entre os versos e os textos, fazendo emergir nas suas linhas, a mistura da sua literatura, a literatura de Carinhanha e região, resgatando o que há tempos estava sepultado. Nesta clave dedilhada passo a passo, ou melhor, dedo a dedo, não temo em afirmar peremptoriamente que o Honorato é um escritor impar na cidade e na região. Não só pela sua paixão pelo sertão do São Francisco, bem como pelos assuntos religiosos, político e pela história da sua terra natal, Carinhanha, por isso ele tem que ser consubstanciado e reverenciado, pelos leitores da Cidade e do Brasil inteiro.

Vejo nos textos de Honorato alguns traços com a Obra, Grande Sertão - Veredas do mineiro João Guimarães Rosa, Porto Calendário e Maria fecha a porta , obras de Osório de Castro. Talvez por ser o sertão, com seus personagens e suas histórias, rios tabuleiros, gerais, cerrados e as veredas, o mesmo cenário que Honorato nasceu, cresceu e vive até os dias de hoje. Aliás, Honorato e Osório, fazem parte dos muitos personagens pesquisados pelo João Guimarães Rosa.

Os textos do Honorato possuem uma sequência agradável, uma linguagem singular e sem rodeios que atingem diretamente o âmago emocional do leitor. Parecem ser escritos com trilhas sonoras, tamanha é a musicalidade na simplicidade das narrações.

O professor Jairo Rodrigues escreveu: “ A dor do silêncio, quando o silêncio é calado – Enquanto não renascer o grito.” O grito de Carinhanha, do velho Chico e do sertão já ecoa por todo o Brasil e até no exterior, através dos textos e versos de Honorato Ribeiro dos Santos, o Zé de Patrício , marido de dona Maria do Carmo e pai de seis filhos.

Zé, eu poderia chamar você de: O menestrel do São Francisco; Ou o vate do Sertão; Ou o grande contador de causos; Ou o cronista da verdade; Ou o professor de muitos discípulos; Ou o Historiador de Carinhanha; mas não vou chamá-lo disto tudo Zé! A mim, me parece excessivo de mais, portanto, vou chamá-lo simplesmente de : O MESTRE! O Mestre Zé de Patrício, o asceta Honorato Ribeiro dos Santos, o filho de Carinhanha.

Zé, parabéns pela bela homenagem. Você é merecedor! Parabéns aos idealizadores desta homenagem! Eles são a prova do que você representa.

JOÃOZINHO DE DONA ROSA