O Macondo de Gabriel García Márquez
Gabriel García Márquez é o criador de um dos lugares mais apartados e mágicos do mundo. Macondo é um povoado singular, cheio de personagens inesquecíveis, onde coisas impossíveis podem acontecer, e nada parece irreal. Em Macondo as pessoas morrem sem que se saiba como, os mortos chegam e envelhecem, o calor é permanente e a hospitalidade algo corriqueiro. Um dos fundadores é José Arcadio Buendía, um dos mais empreendedores e inventivos homens de quem se teve notícia, que quis tirar ouro da terra com um par de ímãs e que teve a esperança de tirar o daguerreótipo de Deus, além de ser quem organizou o povo de forma tal que todos morassem em casas que não recebiam nem mais nem menos luz do sol, e das quais se descia ao rio com o mesmo esforço. Sua família protagoniza uma das novelas de Gabo (como o conhecemos na Colômbia), a inesquecível "Cem Anos de Solidão, onde conhecemos as orígens de Macondo e seu destino final.
Macondo é um mundo aparte, com leis próprias, uma comunidade pacífica, isolada da realidade do país até o momento em que a política chegou a encher suas ruas de contradições e desejos de revolução, onde os ciganos chegavam com suas invenções miraculosas e seus shows de extravagâncias, cuja população padeceu inteira da peste da insonia por causa dos caramelos fabricados por Úrsula Buendía. É um povoado que convida a caminhar pelas suas ruas, a fazer a travessia da serra ou a se adentrar na charneca para poder chegar a esse lugar maravilhoso que nasceu primeiro na mente fértil de Gabo, e que agora faz parte do mundo, propriedade de quem lê sua saga, entrando na geografia colombiana como um mais dos muitos povoados espalhados pelas suas terras formosas.
A magia de Macondo não é exagerada, não é do tipo produzido por fórmulas mágicas ou varinhas de feiticeiro. É algo que faz parte do cotidiano, que acontece, como o resto das coisas que acontecem no mundo. Isso é o que faz do Macondo de Gabriel García Márquez um lugar tão especial, um lugar que é totalmente real, e totalmente fantástico!