Lia
Lia, a abadessa.
Lá vai Lia com seu véu e hábito monásticos
Lembrando em seu nome beneditino Teresa a Grande
Pelo tamanho de sua missão, mas igualmente lembrando
A Teresa Pequenina pelo espírito de infância em tudo que fazia.
Lá vai Lia, a menina de Petrópolis, de infância construída em cores e pensamentos.
Lá vai Lia que guardava como identidade
as cartas diárias em que por décadas seu pai Tristão de Athayde abria-se à sua Lia, o dia a dia da sua alma.
Diálogo cultural de duas gerações no extraordinário coloquial do cotidiano.
Lá vai Lia mulher forte da Bíblia
Que conduziu da avenida Paulista para a serra da Cantareira
A nova face da Abadia de Santa Maria, mosteiro beneditino do qual foi a terceira abadessa. Uma casa de muita moradas.
Lá vai Lia, madre abadessa, grande dama da vida monástica
Como Cecília Meireles o foi de nossa poesia.
Ambas com o mesmo timbre angélico, humilde, engraçado.
Lá vai Lia que como seu pai Alceu Amoroso Lima
Escrevia com o estilo solto num pensamento que não precisava de qualquer atavio. Assim também a sua oração monástica, espontânea voz dos sem voz.
Lá vai Lia partida tão leve, que quase não se deu por isso.
Lia, abadessa Dona Maria Teresa, que parecia eterna e invencível,
Tantas vezes travara com o diabetes
um combate semelhante ao de Jacó e o anjo
de onde saía vitoriosa e mais cheia de alegria-benção.
Lá vai Lia,
Com as mãos agora em cruz e serenas,
No anular da mão esquerda o anel do seu esposo amado
Que veio buscá-la no primeiro dia de julho,
Sagrado Coração de Jesus!
P.S. Em 1º de julho de 2011, Solenidade católica do Sagrado Coração de Jesus, morreu a abadessa beneditina da Abadia de Santa Maria da Ordem de São Bento, madre Maria Teresa (Lia) Amoroso Lima, Tinha 82 anos de idade, 59 de vida religiosa e há 33 anos era abadessa da Abadia localizada no Jardim Tremembé, Região Santana de São Paulo. Ela foi a 3ª abadessa do mosteiro que neste ano completa 100 anos. Seu pai, o pensador católico Alceu Amoroso Lima foi o primeiro protagonista da resistência democrática do País contra o governo militar de 64.