Jeanete e suas obras literárias / HOMENAGEM NO CENTENÁRIO
Dizia Jeanete: “Escrevo por necessidade de comunicação... comunicar-se é anseio de todo ser humano. Querer expandir o que se pensa, o que se sabe, o que se observa, é necessidade de todo ser humano. Afinal, viemos ao mundo para uma missão, não é bom sermos omissos. Precisamos no decorrer da vida descobrirmos nossa missão. Temos que estar atentos para perceber o que Ele quer de nós, aqui e agora. Às vezes, não quer muito de uma pessoa.
Se Deus me deu o gosto pela palavra escrita, a facilidade de expressão, não será que devo me esmerar em escrever tudo que Ele me inspira, não será essa a minha missão aqui na terra?”
Antes de sua entrada na Academia já havia publicado, em 1970, pela Editora Franciscana, em Fortaleza-Ceará e, depois, reeditado em 1972, pela Editora Vozes seu livro: “A vida um hino de amor”, bastante apreciado por gerações de jovens e adultos devido seu estilo simples e fundamentando-se em um espírito de religiosidade.
Após seu falecimento a filha Yeda dedicou-se a organizar suas obras, deixadas em manuscrito, para divulgação conforme seu desejo. Abaixo relação das já divulgadas e que serão brevemente reeditadas:
A VIDA UM HINO DE AMOR /Ed. ampliada e atualizada, 2005/Primo-Art.
ACONSELHANDO CASAIS /Ed. 2003 e 2004 /Gráfica Primo-Art.
MEU TESTAMENTO /Ed.2005/Gráfica Primo-Art
DIÁRIO DE MARIA BEATRIZ romance/Ed. 2009/ Impressão Franzé
JEANETE,A POETISA –COLETÂNEA POESIAS /Ed.2009/Impressão Franzé
Ainda muitas outras obras de Jeanete estão sendo organizadas para publicação como a próxima:
JEANETE, A TEATRÓLOGA / relatando a sua atuação como autora de várias peças teatrais em diversas formas: monólogo, diálogo, comédias e dramas, além de seu desempenho junto ao momento de representação.
Com programação de divulgação nesse ano CENTENÁRIO, livro de autoria de Yeda: JEANETE...trajetória, e personalidade. Aguardem!
Autora: Yeda de Moraes Souza Machado
Observação: Jeanete Moraes Souza,escritora, poetisa,teatróloga,contista pertenceu a Academia Parnaibana de Letras , no Piauí