Se o poeta Goiá estivesse vivo...

Se o poeta Goiá estivesse vivo...

O que sentiria ao ver o Poço Verde no estado de abandono total?

“Saudade de Coromandel” (Autor: Poeta Goiá).

Quem é neste mundo que não tem saudade,

Da felicidade que não volta mais.

Do verde esperança, de um vale formoso,

Do tempo saudoso dos queridos pais.

Eu vivo sofrendo de tanta saudade,

De uma cidade, razão dos meus áis.

Uma saudade amarga e cruel,

De Coromandel em Minas Gerais.

Eu tinha meu mundo na fonte do açude,

Na mansa quietude dos velhos quintais.

De um mundo de cores eu fui companheiro,

Foi tão passageiro mas lindo demais.

Me lembro até hoje com todo carinho,

Do sabiazinho, lá nos laranjais.

Uma saudade amarga e cruel,

De Coromandel em Minas Gerais.

O dia em que a morte com sua inclemência,

Tirar minha vivência com outros mortais,

Imploro às pessoas, às quais considero,

Na campa só quero as iniciais.

Mas deixem na pedra bem fundo gravada,

De jeito que nada apaga os sinais:

"Uma saudade amarga e cruel,

De Coromandel em Minas Gerais".

Em (2011) três décadas sem um dos maiores poetas sertanejos do Brasil, Goiá, filho de Coromandel - Minas Gerais! Se ele estivesse aqui entre nós, o que diria do quadro de abandono que está a maior beleza natural de nosso município? O lugar que ele mais dedicou suas canções, sendo fonte de inspiração de várias canções, e hoje sem nenhuma preocupação do poder público. Como abordou em uma de suas canções “Uma saudade amarga e cruel, De Coromandel em Minas Gerais”. Saudade que ele retratou foi a vontade imensa de voltar da cidade grande para o lugar que ele mais amava... Coromandel. Mas saudade essa que hoje, pode ser resumida em apenas uma palavra: abandono! O lugar que mais deveria ser cuidado e zelado fielmente pelos órgãos públicos, vive largado às traças. Saudade que Goiá falou tanto; acho que essa imagem de saudade será eterna mesmo. Só em sua época de vivência em nossa cidade é que esse lugar tinha seu valor adequado. E agora? Só nos resta esperar, quem sabe teremos pessoas públicas que valorizem essa imensa área verde, de grande valor para os coromandelenses. E SE GOIÁ estivesse vivo... o que acharia disso tudo??? Goiá, nosso Poço Verde, num futuro próximo só será lembrado em uma única palavra meu nobre conterrâneo: SAUDADE!