A história Severina

O poder de decisão

No Brasil temos vários problemas com relação aos direitos que deveriam ser preservados a cada indivíduo. Quando digo isso, falo principalmente dos direitos das mulheres, a polêmica com relação ao aborto; o governo interfere diretamente no poder de decisão dos brasileiros fazendo com que tomemos decisões obrigatoriamente que podem ou não ser boas para nós. O caso da agricultora pernambucana Severina Ferreira esclarece bem essa questão.

Devido à decisão do Supremo Tribunal Federal, ela não pôde realizar um aborto de um bebê anencéfalo que estava esperando. A decisão foi promulgada na mesma tarde em que a mãe estava prestes a realizar o processo de retirada do feto, e foi a partir daí que começaram a vir os problemas. A pernambucana teve de obedecer a lei, e a tentativa de lutar pela licença para interromper a gestação não obteve êxito. Carregou o neném na barriga durante meses e foi obrigada a tê-lo, e ainda por cima ver o seu filho morto, nas mãos de uma enfermeira. Ela e sua família passaram por dificuldades psicológicas extremas.

O documentário “Uma história Severina” mostra da forma mais humana possível o sofrimento ao qual a família passou, e como foi dito no final do vídeo, não há quem veja a história Severina e não se emocione nem um pouco com ela. A emoção é um recurso essencial utilizada no filme, e a possibilidade de mostrar um caso como este racionalmente é improvável. .

A questão central é: será que se a retirada do feto tivesse sido feita anteriormente, a agricultora sofreria menos com relação ao problema? Toda mulher tem uma relação especial com um filho que espera, mas ao descobrir que não poderá vê-lo com vida pode afetar seriamente sua condição psicológica. O aborto no Brasil é considerado crime, mas alguns casos são permitidos, e quanto à gravidez anencefálica, em que a chance de sobrevivência do bebê é zero, há fatos que são obrigados a ser reconhecidos pelo governo e pela sociedade.

O documentário ganhou alguns prêmios e a história Severina hoje é uma lição de vida para todos. Parabéns ao casal, à Severina Ferreira por lutar por seus direitos na justiça e mostrar que qualquer dificuldade pode ser pequena diante dessa emocionante história.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=65Ab38kWFhE

Isadora S Bruzzi
Enviado por Isadora S Bruzzi em 06/06/2011
Código do texto: T3016816