João Paulo II
BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II
João Paulo II. Cabe-lhe com propriedade a idéia de “rocha” com que Cristo caracterizou Pedro, no sentido de alicerce referencial de sua Igreja. Ele somou a firmeza irredutível da fé com a firmeza no desempenho da missão com a qual se comprometeu de forma integral.
Os tempos e as situações difíceis que o seu pontificado atravessou não abalaram sua firmeza. A idade e os problemas de saúde não arrefeceram seu arrojo na tarefa de apóstolo de Cristo. Quando poderia ter passado seu final de vida na tranqüilidade de consciência de quem cumpriu com esmero sua missão, ele escolheu manter-se na linha de frente na árdua tarefa de defender o depósito da fé e de promover o amor.
João Paulo II carregou a coerência do nome. De João Evangelista trouxe o lado místico. Foi homem de oração. De João Batista a firmeza. Jamais falou para agradar, mas para defender a sã doutrina. E de Paulo trouxe o arrojo apostólico. Percorreu o mundo, enfrentando a exaustão e o perigo. E como legítimo sucessor de Pedro, levava na bagagem a humildade do primeiro Papa.
No mundo católico houve os inquietos que prefeririam vê-lo mais liberal. Mas ele foi um educador na fé. E tinha plena consciência de que não há educação sem o traçado dos limites. Por isso não concordava com tudo o que a modernidade pretende, porque isso deformaria o perfil da fé.
Há uma mensagem que se transmite na sua autenticidade. Não é de João Paulo e não foi ele que a fez. Vem de Deus. E João Paulo II foi fiel até o fim a esse tesouro revelado. Como todos nós, aliás, devemos ser. Não se trata de corrigir Deus. O mundo é que precisa ser advertido e corrigido. Não é tarefa nossa converter Deus. Nossa tarefa cristã é converter o mundo para Deus. E é nisso que o Papa João Paulo II se esmerou e consumiu suas energias até o último suspiro. De modo exemplarmente incansável.
A fé é simples e humilde. Não é circuito fechado para eruditos. É pão distribuído para todos os homens de coração aberto e desarmado. Este foi o apelo que o Papa nos fez ao longo de 26 anos de pontificado: “Não tenham medo de ter fé!”
Essa figura notável hoje homenageamos com profundo respeito e total acatamento à sua memória. Tanto pela fé, como pela caridade.
João Paulo II foi ao longo de nossas vidas o Cristo presente na barca, no fragor da tempestade, em mar encapelado. Não foi fácil o seu pontificado. Jamais alguém o acusou de leviandade ou omissão. Contrariamente a isso, sua firmeza granítica incomodou. Mas o cristianismo nunca foi fácil. Nem para o próprio Cristo.
Que João Paulo II seja cada vez mais venerado pelo grande rebanho, o povo simples. Mérito ele tem de sobra.
João Paulo II, nasceu em Wadovice, Cracóvia, Polônia em 18 de maio de 1920. Foi ordenado sacerdote em 1º de novembro de 1946. Eleito Bispo Titular de Ombi em 4 de julho de 1958. Ordenado Bispo em 28 de setembro de 1958. Nomeado Arcebispo de Cracóvia em 13 de janeiro de 1964. Feito Cardeal da Santa Igreja pelo Santo Padre Paulo VI em 26 de junho de 1967. Eleito Papa em 16 de outubro de 1978. Início solene do seu ministério de Pastor Universal da Igreja como 264º sucessor de Pedro em 22 de outubro de 1978. Deixou a procissão desta vida e voltou para o Pai em 2 de abril de 2005.
Tempora Bona Habeatis!