Dr. SEBASTIÃO MACHADO – Um mito

"MINHA TERRA, MINHA GENTE". Com o título do seu livro, escrevo essa simples homenagem a esse grande homem de COROMANDEL-MG, que nos ‘deixou’ nesse dia 26 de Abril de 2011... "Após a publicação do meu livro ‘Uma Vida’, que chamo de alfarrábio, quer dizer, livro velho, sem valor e de leitura enfadonha, senti em muitas pessoas a frustração por não terem sido citados os nomes de muitas personagens antepassadas da história de Coromandel. Então, resolvi escrever este, que é um trabalho longo e que dependerá da ajuda da memória. Vou falar mais das pessoas com as quais convivi e de que ouvi falar nos meus noventa anos de existência, principalmente daquelas ligadas às nossas vidas", ressaltou o escritor ao Jornal de Coromandel (repórter Juan Wagner Honorato, em Janeiro de 2010).

Nessa tarde de terça, Coromandel, nas Minas Gerais, perde um dos filhos de caráter ímpar, uma pessoa que sempre ajudou aos mais humildes. Coromandel está de luto! Às 13h15, Dr. Sebastião Machado ‘partia’ para a eternidade... Aos seus 92 anos de idade, boa parte deles, dedicados fielmente à Medicina.

Dr. Sebastião conquistou respeito e prestígio na profissão, várias gerações passaram pelas mãos desse brilhante "médico da roça", como ele mesmo relatava, onde sempre exerceu a Medicina com grande amor e respeito pelos mais pobres e desprotegidos da sociedade.

Em entrevista ao Jornal de Coromandel, em 2010, já pensava no futuro do país e abordava a sua preocupação com os jovens, que não tinha o hábito e gosto fiel pelas palavras: "infelizmente diante de tanta parafernalha moderna, os nossos jovens não ficam atentos à leitura. Não dão valor a essa imensidão das palavras. Desde meus tempos de criança ficava louco para ler o jornal que meu pai assinava há muito tempo atrás, inclusive eu assino o jornal até nos dias de hoje e sei da importância da mesma para o crescimento pessoal e o desenvolvimento de um país."

Ao falar essas palavras, Dr.Sebastião se mostrou, na época, muito emocionado (seus olhos lacrimejavam e brilhavam intensamente) pela terra de Coromandel, onde valorizava e mostrando nomes de pessoas que "fizeram" e "fazem" nossa cidade acontecer. Hoje somos nós que sentimos sua falta, sua inteligência e sua dignidade de ser humano. Hoje, 26 de Abril de 2011, ‘caiu’, à tarde, uma leve chuva, com o Sol a pino irradiando a cidade. Era com certeza, uma forma que Deus encontrou de homenagear esse filho querido que tanto fez pelas pessoas de Coromandel e região. Uma tarde triste, mas uma tarde fria, uma tarde de Sol com chuva, mostrando que estávamos lavando as nossas almas, estava indo embora uma pessoa de honra. Mas, ficando eternamente a saudade e a trajetória política e social de um brilhante homem.

Sem dúvida, Dr. Sebastião estará trilhado em nossas mentes, onde sempre falava com grande carinho da "minha terra, minha gente", uma obra dele, que valoriza e resgata a cultura de Coromandel. Um nome de peso em nossa sociedade, digo mais ainda, um representante de nossa cultura. Ele fez parte de nossa identidade cultural, de nossas vivências e experiências em sociedade. Todos de nossa saudosa terra, Coromandel, reconhece seu esforço e valoriza-o eternamente em relação ao seu carisma e dedicação ao trabalho.