Brasilienses

Ser brasiliense, é ser tão misto...e por isso mesmo,

ser muito original,

morar em satélite,

morar em plano...

andar dentro de pintura...

adentrar verdadeiras esculturas...

conhecer Niemeyer, sem nunca ter o visto de perto...

conviver diariamente com arte moderna...

saber que ainda estamos crescendo, estamos sempre brotando todos os dias dessa terra vermelha, em algum lugar...

é acordar e se deparar pela estrada todo dia com muito cerrado...

é ver sol nascer e se por sem procurar lugar apropriado...

é não sentir falta de árvore pelo caminho...

é ter vizinho goiano, paulistano, mineiro, carioca, maranhense, capixaba, potiguá, rio grandense... e afins...

é se acostumar com a confusão...nasceu em satélite é gamense? Nasceu em Brasília é brasiliense...

É tudo, um só lugar… neste caso... é questão de filosofia...e em Brasília, cada um tem a sua, na verdade... é meio cada um na sua...

Tem bairro ou não tem? Satélite é periferia?

...quase não se encontra brasiliense em Brasília? Sua comida típica é pastel e caldo de cana?

...quem é candango? Quem veio para construir, quem adota ou quem nasce em Brasília?

Entorno é Brasília?

...morador do DF?

...tem sotaque ou não tem?

A verdade, é que somos tão iguais que nos tornamos ... muito diferentes...ora com sotaque, ora linguagem linear...ora gamense, cruzeirense, ora somente brasiliense...

Amantes do roque, da poesia...do cordel e da arte popular...de música a toda o hora e de qualquer lugar...show na esplanada...frevo no carnaval...E o cinema?

Mas, o orgulho?... é a tal da faixa... um sinal com a mão na faixa e os carros param ...civilidade...a polícia é respeitada?...saúde coitada... atrofiada...a educação depende...ora capenga, ora surpreende...a política é a piada...

mas, somos ativos...sujeitos vivos...conscientes...

ora confundidos com corruptos que que passam por aqui...

ora observados com olhares desconfiados...mas, estamos de fato acostumados com a livre manifestação...e assim seguimos...brasilienses e despreocupados, afinal, quarenta quilômetros é logo ali... e dependendo...tem cachoeira...

...somos um pouco de cada lugar...brasileiros de cultura misturada, diversificada, variada, e ao mesmo tempo,

cidadãos comuns...

sempre plural...mas,

muito original...diria,

singular...

Brasília - DF, 2011.

Do imaginário de quem vivencia.

VivianMariaMaranhão
Enviado por VivianMariaMaranhão em 19/04/2011
Reeditado em 20/04/2018
Código do texto: T2918286
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.