EMANCIPAR
EMANCIPAR José Valter de Lima
Tempos modernos; evoluções, ou saltos de datas!... É o crescer de um povo que molda dentro de uma sociedade que amadurece e muitas vezes não mostram a grandeza que absorveram, tornam mesquinhos se enclausuram como caracol dentro de sua carapaça quando se sentem atacados, esquecem sua vida, sua família e sua história. Emancipar é mostrar crescimento é desmembrar de suas idéias, uni-polarizando suas convicções e que podemos desenvolver um trabalho, onde aqueles mais novos ou menos favorecidos possam contemplar, buscando perspectivas com segurança. Contar nossa história é retroceder com doçura, é ver o que passou, fazendo descortinar o palco e mostrar ileso mesmo com ranhuras, e celebrar o hoje sem esquecer o ontem, e não se envaidecer pensando no amanhã. Emancipar é sem dúvida a forma mais democrática de um povo consciente, que pensa em crescimento, diante dessa evolução o homem já não sente sozinho mostra seguro também por dentro, o ar respirado já passa a ser subdividido com mais pessoas, seu campo informativo torna mais aberto e uma sociedade latente começa a evoluir. E diante de todo esse crescimento evolutivo surgem às manifestações diversas, hora positivas, e muitas vezes negativas, mas sempre voltadas para um bem plurilateral. É uma nova história que começa, é o pensar evoluir devagarzinho a passos lentos, mas com firmeza mostrando que o solo nesse momento é nosso, e que possamos a partir daí aplicar ensinamentos, trocar experiências, porque afinal de conta o homem não cresce sozinho, mas precisa de sua emancipação pra trilhar, cair e se levantar onde o fundamental é seguir avante desfrutando assim os caminhos da liberdade.