O GUERREIRO GIGANTE MORREU...

O pensador e filósofo catalão Jaume Llucià Antoni Balmes i Urpià, que viveu no Século XIX disse um dia que “dizer francamente a verdade é a mais digna qualidade do homem de bem”; parece que ele disse esta frase pensando em José Alencar, o mineiro pobre que ficou rico e virou Presidente da República Federativa do Brasil; hoje a verdade franca na boca de um político se calou com sua morte!

Conta à história que Alencar começou a trabalhar aos sete anos de idade, ajudando o pai numa loja; também nos conta à história que o menino pobre e morando no interior de Minas Gerais teve 14 irmãos, foi escoteiro e que trabalhou duro como vendedor e balconista até os 18 anos, mas saiu de casa aos 14 e montou seu próprio negócio aos 18, permanecendo até os 21 anos. Vendeu o negócio, comprou outros negócios até fundar um império têxtil de renome e respeito nacional e internacional.

Já sendo um sucesso empresarial, contam os amigos que José Alencar pretendeu também ser político; iniciou uma carreira na Federação das Indústrias de Minas Gerais onde foi presidente; depois foi vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias. Ainda acreditando que poderia crescer mais, candidatou-se ao Governo mineiro, sem sucesso, mas deu a volta por cima e sagrou-se vencedor em outro pleito, o de Senador.

Em 2003 chegou pertinho do topo de uma carreira política nacional, quando foi eleito Vice-Presidente do Brasil ao lado de Lula. Alencar permaneceu no Planalto por oito anos e assumiu diretamente o cargo mais alto do Poder brasileiro por mais de oito meses.

Foi polêmico quando assumiu publicamente críticas ao seu próprio governo que insistia em aumentar os juros; depois bateu de frente com alguns protegidos e ideais da então Ministra Dilma Rousseff. Foi considerado pela Revista Exame um dos 100 brasileiros mais influentes do ano; passou pela pasta da Defesa e lutou muito para permanecer sendo ouvido e vivo...

Há mais de 10 anos o menino pobre que virou Presidente do Brasil lutava contra uma das mais graves moléstias da humanidade, o câncer. Fez inúmeras cirurgias, tratamentos intermináveis e medicamentos infindáveis deram a José Alencar uma esperança de vida concreta, mas foi seu bom humor e sua generosidade que o fizeram lutar ainda mais para permanecer vivo, porque saudável ele próprio sabia que não voltaria a ser.

José Alencar Gomes da Silva, aos 79 anos morreu hoje, 29 de março, dia em que o Brasil parou diante da notícia triste!

Poucas pessoas que passaram pelo Poder no Brasil, principalmente coligada do PT, tiveram a mesma sorte deste brasileiro; poucas pessoas que estiveram no Planalto nestes últimos oito anos podem se orgulhar em afirmar que foram honestas e que contribuíram com o Brasil e falaram sempre a verdade; José Alencar, caso estivesse ainda vivo, poderia...

Esta é a singela homenagem das Crônicas do Imperador ao eterno vice-presidente José Alencar; o homem que nasceu no Estado que me acolheu com tanto carinho...

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 29/03/2011
Código do texto: T2878402
Classificação de conteúdo: seguro