HOMENAGEM A MARIZETE NASCIMENTO AGUIAR DINÍSIO

Por toda a vida continuamos a ser "crianças" para nossos pais e “meninos” para nossos irmãos. Assim, quando me refiro a meus irmãos,todos com mais de cinquenta anos, continuo a chamá-los de “os meninos”.

Hoje uma menina, minha irmã Marizete completa sete décadas de vida. Acho melhor dizer sete décadas porque a palavra setenta é muito pesada, não se coaduna com essa mulher de espírito jovem, essa senhora sempre à frente de seu tempo, uma mulher que trabalha muito, gosta de cantar, brincar, dançar e pescar principalmente. Na pescaria não teme o imprevisto das águas dos tanques, rios, marés e até do grande oceano, vizinho amigo de sua casa. Como poderia essa mulher temer o incógnito, o que está escondido debaixo das águas límpidas ou turvas se é ela um verdadeiro trovão ou mesmo uma trovoada?

Essa foi uma das melhores comparações que encontrei para dizer quem é essa querida irmã. Ela é trovão ou trovoada porque não precisa de anúncio, sua presença já modifica todo o ambiente! Ela movimenta, motiva, e ninguém fica incólume ao seu alto astral. Costumo dizer que ela contagia e arrasta multidões pela simples presença. Não precisa fazer esforço para ter uma verdadeira legião de seguidores. Como trovoada que também o é, ao estar enraivecida é o relâmpago que precede o trovão amedrontador. Passada a trovoada, tudo volta ao normal e “o rio continua a rolar as suas águas e a terra aqui e ali se desentranha em flores”, como cantou o poeta Arthur Fortes.

Marizete é mulher culta e inteligente. Escritora e poetisa desde a adolescência. Quando estudante sempre foi uma liderança. É política por excelência, tendo sido uma das primeiras e mais jovem prefeitas do Brasil. Não tenho certeza se de fato não teria sido ela a primeira mulher realmente eleita por voto popular,quando em 1970, concorreu e foi eleita prefeita de Malhada dos Bois, no Estado de Sergipe. Comandou o município e fez um belo trabalho. Foi também professora, tabeliã, funcionária publica federal e é sobretudo uma líder!

É musa inspiradora, é referencial para tantos que se encorajam diante de suas decisões abalizadas e rápidas e de suas atitudes arrojadas, corajosas e irreverentes. Nunca recusou desafios nem se encolhe diante dos sofrimentos e dificuldades. É presença marcante principalmente nos momentos mais dolorosos e difíceis da vida dos parentes, amigos e conhecidos. Marizete também já passou por grandes sofrimentos. Perdas irreparáveis teve. Viveu seus lutos ,e com a coragem peculiar aos fortes, arranjou forças para levar sua própria vida em frente e animar a tantos a prosseguirem em suas caminhadas.

Feliz é o ser que tem dentro de si a alegria. Feliz mais ainda é a pessoa que consegue irradiar alegria aos seus semelhantes.

Continue cada dia mais feliz minha irmã! Sou uma das suas grandes admiradoras, e no meu modo diferente de ser, busco inspiração em você que é um referencial e motivo de orgulho.

Sou fã de Marizete, SETENTINHA ALTO ASTRAL!

Aracaju, 10/03/2011