Theatro Pedro II
 
O Theatro Pedro II foi inaugurado em 1928 no apogeu da economia do café. Sua construção foi inspirada em casas de espetáculos européias. Sendo o símbolo de poder da sociedade cafeeira durante cinco décadas, o Theatro Pedro II foi referência cultural de Ribeirão Preto, com grandes companhias teatrais e operísticas do exterior.
Na década de 60, o prédio passou por reformas que o descaracterizou. Vários elementos decorativos foram destruídos, o que a meu ver foi um pecado. Tais reformas ocasionaram a mudança de proprietários: a Campânia Cervejaria Antártica o adquiriu.
Entre décadas de50 e 70 o subsolo foi transformado em salão de bailes de carnaval,  e salas de jogos.E ficou conhecido como “A caverna do Diabo ”.Em 15 de Julho de 1980 ,o Theatro sofreu uma tragédia um incêndio destruiu a cobertura,o forro do palco.Porem em Maio de 1991 teve o início uma restauração. Artistas, intelectuais, cidadões e políticos realizaram campanhas pela preservação do prédio.
No dia 7 de Maio de 1982 o prédio foi tombado pelo Condephaat. E assim em 1991 teve inicio a primeira etapa de restauração e modernização do theatro. Em 1993 começou a segunda etapa. Um concerto de música erudita arrecadou  dinheiro que ajudou na sua recuperação. E em 1996 o grande theatro foi reinaugurado.
E nessa majestosa obra de arquitetura que eu ouvi o coral Minaz de Ribeirão Preto, foi iniciado a colação de grau da Tuma XVII de medicina da UNAERP. Espetáculo a parte foi grandiosidade do teatro, e apresentação do coral.     Emocionante foi ver minha filha graduar-se doutora.
Doutora Viviane uma guerreira.
 
Referencia: HTTP://ribeiraopreto.sp.gov.br.fundacao/teatro
ALBsilva
Enviado por ALBsilva em 26/01/2011
Código do texto: T2754110
Classificação de conteúdo: seguro